O LinkedIn é um grande aliado na nossa vida profissional. Afinal, essa plataforma é muito utilizada no universo corporativo, permitindo que os seus usuários ganhem destaque no mercado de trabalho.
Por isso, para as pessoas que desejam conquistar uma recolocação profissional ou até mesmo se tornar uma referência em sua área, é fundamental escrever artigos para LinkedIn, além de compartilhar formações, competências e recomendações.
Porém, por mais que seja necessário para construir autoridade, colocar no papel sua experiência profissional pode ser bastante desafiador. Por esse motivo, além de abordar qual é a função do LinkedIn, vamos compartilhar algumas dicas para você se sair bem na hora de preparar os seus textos. Continue acompanhando nosso artigo e entenda tudo sobre o assunto.
O LinkedIn é uma plataforma global que possibilita a profissionais de todas as áreas de atuação se conectarem, compartilhando conhecimento, construindo relacionamentos e descobrindo oportunidades.
Trata-se de uma ferramenta que proporciona aos profissionais destaque no mercado ao mesmo tempo em que apoia as empresas em suas estratégias de recrutamento e seleção.
Por meio dele, os talentos podem demonstrar suas habilidades, experiências e conquistas, compartilhando suas ideias por meio de posts, artigos e vídeos. Eles também podem buscar empregos, se candidatarem a vagas e entrar em contato direto com os recrutadores.
Para as organizações, o LinkedIn funciona como uma importante ferramenta de marketing e recrutamento, por meio da qual elas podem compartilhar sua missão, valores e cultura organizacional e ainda atrair talentos para suas vagas disponíveis, filtrando os candidatos mais qualificados.
Deixar de escrever artigos para LinkedIn é abrir mão de ser encontrado pelos recrutadores que utilizam essa rede social. Por isso, vamos apresentar algumas maneiras de você escrever relevantes artigos para LinkedIn. Confira:
O LinkedIn é uma plataforma voltada ao mercado profissional, portanto, é importante escrever textos consistentes sobre trabalho.
Nesse sentido, convém escolher assuntos que você conheça bem e que façam parte da sua rotina profissional.
Você pode compartilhar desafios, experiências e dicas com seus leitores, contribuindo com a evolução desses usuários.
O tema também pode ser diretamente relacionado à empresa em que você atua. Afinal, quais são os seus valores? Como ela tem se posicionado diante de desafios? Vale a pena explorar esses aspectos.
Um bom título é essencial para chamar a atenção de seus leitores e convencê-los a continuar lendo seu texto.
Sendo assim, você deve ter em mente que por mais que seus artigos para LinkedIn tenham qualidade, se você não caprichar no título, corre o risco de ser ignorado.
Pense em títulos capazes de despertar a curiosidade de seu leitor, indicando que seu texto é imperdível.
Uma boa dica para conseguir alcançar esse objetivo é produzir uma pequena lista de títulos e compartilhar com seus amigos, pedindo sua opinião sincera para ajudar a escolher o melhor.
Um dos primeiros passos antes de elaborar artigos para LinkedIn é se colocar no lugar da sua audiência, questionando-se o que o seu público gostaria de ler.
Além disso, é aconselhável utilizar uma linguagem acessível para o seu leitor, e incrementar seu conteúdo com fotos e vídeos que chamem a atenção.
Se você deseja capturar a atenção de sua audiência por um longo período, o recomendado é manter a constância em suas postagens, publicando pelo menos uma vez ao mês.
Você pode utilizar um calendário editorial para se programar, estipulando em qual data publicará e qual assunto será abordado.
Caso não queira estipular os temas com antecedência, estabeleça ao menos as datas de publicação, e depois redija posts associando sua área de atuação a assuntos do momento.
Certamente, isso chamará a atenção dos seus leitores, que irão querer acompanhar as suas postagens.
Nós recomendamos que incremente seus artigos para LinkedIn com fotos e vídeos. Mas agora, queremos chamar sua atenção para um outro aspecto relacionado a esse tema.
Para você não ter problemas com direitos autorais, nós o aconselhamos a utilizar bancos de imagens, que podem ser gratuitos e ofereçam fotos e vídeos de uso livre, como o Pexels, o Pixabay e o Freepik.
Quanto mais denso for o seu artigo, mais chances você tem de entregar um conteúdo de valor que, de fato, seja útil aos seus leitores.
O tamanho máximo para artigos no LinkedIn Pulse é 125 mil caracteres. Recomenda-se escrever a partir de 500 palavras, mas os artigos que apresentam acima de 3 mil palavras têm mais compartilhamentos.
Porém, tenha em mente que quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Por isso, busque responder os principais questionamentos dos seus leitores em seu conteúdo.
Utilizar CTAs, as famosas chamadas para ação, em seus artigos para LinkedIn é uma forma eficiente de estimular os seus leitores a interagirem com seu conteúdo por meio de curtidas, compartilhamentos ou comentários.
Você pode ainda usar um CTA para convidar às pessoas a entrarem em contato com você, caso elas apresentem alguma dúvida sobre o tema abordado em seu LinkedIn, o que pode ajudá-lo a construir relacionamentos profissionais e ampliar sua rede de contatos.
Se você escreveu artigos para LinkedIn relevantes, que possam chamar a atenção dos usuários da plataforma, convém deixar seu contato no fim do post. Dessa forma, você demonstra abertura para networking e disponibilidade para agendar eventuais reuniões, especialmente com pessoas que desejam conhecer mais sobre o seu trabalho.
Lembre-se que permitir que os usuários da rede entrem em contato com você abre espaço para possíveis parcerias, oportunidades de negócios e colaborações profissionais.
Muitos profissionais entendem a importância do LinkedIn para suas carreiras, mas não possuem tempo disponível para produzir bons conteúdos.
Se esse é seu caso, temos uma boa notícia. Existem agências de marketing de conteúdo, especializadas em artigos para LinkedIn.
Esse é o caso da Zéfini! Conteúdos. Nós temos expertise em criar pontes por meio das palavras, conectando nossos clientes ao seu público e podemos ajudá-lo a conquistar mais autoridade em sua área de atuação com nossos textos.
Depois ter seu texto pronto para postar no LinkedIn, é hora de deixar a timidez de lado e compartilhar seu conteúdo com pessoas que poderiam gostar de lê-lo.
Você pode buscar potenciais leitores nas próprias conexões da plataforma, falar sobre o seu artigo para essas pessoas e enviá-lo a elas.
Outra possibilidade é compartilhar seu conteúdo em grupos do LinkedIn, em que sua audiência possa se encontrar. Mas lembre-se de, primeiramente, verificar se as regras do grupo permitem esse tipo de compartilhamento. Ah, e se prepare para responder todos os comentários que seus artigos receberem.
Neste artigo, você viu que:
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