Ter uma posição de destaque nas páginas de pesquisa de buscadores como o Google é o objetivo das empresas que conhecem a importância do marketing de conteúdo para os negócios.
Afinal, essa ferramenta possibilita educar, entreter e fidelizar o público por meio de textos relevantes e capazes de aumentar a autoridade das marcas.
Porém, para alcançar esse objetivo, é fundamental dominar as boas práticas de SEO, ou Search Engine Optimization.
Essa estratégia reúne uma série de técnicas, que permitem otimizar o conteúdo para que sejam facilmente encontrados pelos motores de busca. Com isso, seu site recebe mais visitas e você consegue aumentar o potencial de vendas da sua empresa.
Pensando nisso, preparamos um artigo em que mostramos como melhorar seu conteúdo com boas práticas de SEO. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:
Boa leitura!
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como otimização para mecanismos de busca.
Na prática, trata-se de um conjunto de práticas que visam otimizar sites, blogs e páginas da web para melhorar sua posição nas páginas de pesquisa de buscadores, como o Google.
Funciona assim: os usuários utilizam os buscadores para realizar pesquisas sobre os mais variados assuntos. A cada busca, o Google organiza os conteúdos em uma lista, na qual as melhores respostas estão nas primeiras posições.
Dessa forma, as marcas têm a oportunidade de se destacarem, na medida em que oferecem as respostas mais relevantes para o seu público, aumentando assim seu tráfego orgânico.
Porém, não basta ter o melhor conteúdo para alcançar uma boa posição nas páginas de busca, é necessário também ter autoridade no mercado e oferecer uma boa usabilidade.
As pesquisas que as pessoas realizam na internet são um caminho para atrair visitantes para o site de uma empresa e torná-la mais conhecida entre seu público.
Por meio da otimização do conteúdo, é possível fazer com que ele chegue até as pessoas que se interessam pelos produtos ou serviços daquela marca.
O SEO, por sua vez, tem a função de garantir que os buscadores encontrem a página, que deve estar associada aos termos da pesquisa.
Conforme os buscadores entendem que seu conteúdo é relevante, sua página aparece em posições de destaque nos mecanismos de busca.
Existem quatro principais tipos de SEO, que se diferenciam conforme sua função. A seguir, vamos explicar cada um deles:
Esse tipo de SEO está relacionado à estrutura do site e seus códigos internos. Para facilitar a leitura pelos robôs de pesquisa e garantir que sua página seja ranqueada, a estrutura de seu site deve ser simples.
O SEO On Page se refere à organização dos elementos que são visualizados na página, quando esta é acessada pelos usuários, e envolve aspectos como distribuição de palavras-chave, imagens e vídeos, conteúdo e design, que deve ser responsivo.
Aqui estamos falando de elementos externos, que indicam que uma página é relevante. Nesse sentido, podemos citar os backlinks, por meio dos quais outra página faz menção ao seu conteúdo.
Uma das estratégias para se obter backlinks é por meio de guest posts, que consistem em uma parceria na qual um autor desenvolve um texto para determinado site e, dentro desse texto, ele insere um link que irá direcionar o leitor para o seu próprio site.
Os backlinks mostram para os buscadores a relevância da sua página, uma vez que outros domínios a citam como referência.
O SEO local facilita as buscas com base em localização. Desse modo, é importante cadastrar a empresa no Google Meu Negócio, que possibilita vincular o local no mapa.
Assim, quando um potencial cliente busca por algo na região, ele é direcionado a essa página, que aponta o endereço e horário de funcionamento da empresa.
Estar nas primeiras posições nas páginas de resultado dos mecanismos de busca faz toda a diferença para um negócio, uma vez que as pessoas tendem a confiar nos critérios dos buscadores e acessar as primeiras opções.
Para se ter uma noção, de acordo com uma pesquisa efetuada pela empresa alemã Sistrix, a primeira posição do Google tem uma taxa média de cliques de 28,5%. Já a segunda e a terceira posições têm, respectivamente, uma taxa de cliques de 15% e 11%.
Porém, para se destacar é importante adotar algumas estratégias, que explicaremos a seguir:
Hoje em dia é muito grande o número de usuários que utilizam dispositivos móveis para acessar as páginas da web. Desse modo, é importante que seu site tenha um bom desempenho não apenas no computador, mas também em tablets e smartphones.
Para isso, a página deve ser configurada para carregar em telas menores e as imagens, dimensionadas para se adaptar a esse tipo de aparelho.
Uma das principais maneiras de se destacar na pesquisa é produzir conteúdo relevante, que responda às principais dúvidas dos usuários. Mas lembre-se: é fundamental que esses conteúdos sejam confiáveis e tragam informações corretas.
Nesse sentido, é possível se basear na fala de um especialista, sendo que textos produzidos e assinados por alguém que é considerado uma autoridade no assunto abordado costumam ser valorizados pelos buscadores, podendo alcançar uma posição de destaque.
Para encontrar os termos mais buscados pelo seu público, você pode utilizar ferramentas como o Semrush, Ubbersuggest e Google Keyword Planner.
Enriquecer o conteúdo utilizando fotos e vídeos é outra estratégia que pode contribuir para melhorar a experiência dos leitores e a posição do seu site nos resultados dos buscadores.
Contudo, é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo, imagens muito pesadas podem atrasar o carregamento o site e ser um fator negativo para o SEO.
Por isso, é fundamental reduzir o tamanho (e o peso) das imagens ou instalar em seu site um plugin que faça isso automaticamente, como é o caso do Smush, no WordPress.
Os títulos e metadescrições dos seus artigos aparecem nas páginas de resultados e podem convencer o usuário a clicar no seu link. Assim, eles devem ser diretos, objetivos e trazer uma prévia do que será tratado no texto, além de serem atrativos o suficiente para as pessoas clicarem.
Nós, da Zéfini! Conteúdos, temos o propósito de criar pontes por meio das palavras, conectando as empresas que nos contratam aos seus clientes e potencializando seus resultados.
Somos especialistas na criação de conteúdos dos mais diversos formatos, incluindo artigos para blog, roteiros institucionais, textos para sites e legendas para redes sociais.
Se você deseja otimizar seus artigos com técnicas de SEO, para ser facilmente localizado pelos buscadores, conte conosco para alcançar esse objetivo. Para solicitar um orçamento, é só clicar aqui.
Neste artigo, mostramos a importância de utilizar técnicas de SEO em sites e blogs para garantir que uma empresa fique bem posicionada nas páginas de respostas dos buscadores. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que possa se interessar pelo tema.
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