A marca é um dos aspectos mais importantes de um negócio, porém, diferente do que muitas pessoas acreditam, ela não se limita a um logotipo ou identidade visual. É algo muito maior e abrangente.
Além disso, para que uma marca crie conexão e engaje seu público, é fundamental estabelecer uma comunicação pautada na essência e valores da empresa. Isso porque cada vez mais as pessoas preferem adquirir produtos e serviços de organizações com as quais se identificam. Daí a importância das marcas transmitirem seus princípios e propósitos por meio em suas interações com o público.
Continue acompanhando este artigo, entenda o que é a brand persona, sua importância, como criá-la e outras perspectivas fundamentais sobre o tema.
Para facilitar a sua leitura, nosso conteúdo está dividido nos seguintes tópicos:
Boa leitura!
Antes de mais nada, precisamos entender que no contexto do marketing, chamamos de persona qualquer personagem fictício que represente uma pessoa real. Nesse sentido, a persona deve ser criada com base em informações reais sobre comportamento, características demográficas, preocupações, desafios, objetivos, motivações e histórias pessoais.
O conceito de brand persona significa que as marcas, na verdade, são como uma pessoa ou personagem, com personalidade, atributos e valores próprios, que devem ser transmitidos ao público. Portanto, a base para a construção de uma brand persona é a essência da marca.
Uma empresa pode ter uma única pessoa responsável por preparar conteúdos para blogs, alimentar redes sociais, enviar e-mails, fazer contatos comerciais etc. Assim como também pode ter um número maior de profissionais responsáveis por estas ações.
Não importa o contexto, as mensagens transmitidas devem estar alinhadas à “personalidade” e valores da marca. Deste modo, uma das principais funções da brand persona é guiar as ações de comunicação, marketing e publicidade de acordo com essa essência da marca.
Na prática, ter um brand persona não quer dizer que a empresa precise criar um personagem para se comunicar com seus potenciais clientes, embora muitas marcas se beneficiem desse tipo de ação. Ter uma brand persona é uma maneira de orientar os profissionais que se comunicam com o público para que sua comunicação seja condizente com a mensagem que a marca deseja transmitir.
Muitas empresas entendem que criar uma marca é sinônimo de criar um logotipo. No entanto, sabemos que marca é algo bem mais complexo, profundo e amplo.
Cada vez mais, o público sente a necessidade de uma motivação para comprar de uma determinada empresa e não do concorrente. Quando o preço e a qualidade são similares, a identificação com uma marca pode garantir a vantagem sobre a outra. Isso significa que, por status, senso de pertencimento ou outras razões “emocionais”, o público pode escolher o produto A em detrimento do produto B, mesmo que A tenha o mesmo preço ou seja mais caro que B.
Diante da importância de ter uma marca consolidada, apresentamos os quatro elementos essenciais na construção de sua brand persona. São eles:
Os pilares da marca são termos-chave que servem de base para o desenvolvimento da brand persona. Esses termos devem ser levados em consideração na hora de criar conteúdos para blog, postagens de redes sociais, anúncios e demais materiais de comunicação, marketing e publicidade.
A essência da marca está relacionada com suas principais características e explica porque essa marca existe, qual o seu propósito. Assim, é um aspecto fundamental, que baliza todos os demais elementos. Geralmente, ela pode ser resumida em duas ou três palavras ou uma frase.
A promessa de marca trata-se de uma espécie de acordo entre a empresa e seu público, agregando valor aos produtos ou serviços. Geralmente, esse valor descreve benefícios subjetivos que os clientes podem alcançar com a aquisição de itens da organização.
A declaração de missão mostra quais são os objetivos da existência da empresa além do lucro, e contribui para compreender a marca e quais caminhos ela deve trilhar.
Um exercício que ajuda a construir uma brand persona é contar a vida da sua marca em um documento, como se ela fosse uma pessoa, além de criar o estilo de linguagem da marca.
A comunicação de sua brand persona pode incluir gírias, regionalismos, modo de argumentar, referências usadas ao falar, citação de autores que ela admira, constelação semântica (palavras que se repetem) e tom de voz.
Uma etapa muito importante neste processo de criação da brand persona é a realização de testes com seu público, buscando compreender o que teve aderência e o que pode ser descartado. Com a brand persona estabelecida, utilize-a como uma bússola para a comunicação e ações de marketing da empresa.
Nem toda brand persona precisa ser uma mascote, porém, conforme mencionamos anteriormente, muitas empresas adotam essa estratégia para se comunicar com seu público. Como exemplos, podemos citar:
Agora que você compreendeu o que é a brand persona e sua importância, vamos tratar de um outro conceito, que dialoga muito com a brand persona: buyer persona.
Enquanto a brand persona representa a marca, a buyer persona consiste em um personagem que representa o cliente ideal de um negócio.
Ou seja, trata-se de uma persona desenvolvida para apoiar a empresa a melhor compreender as necessidades de seu cliente. A partir desse entendimento, é possível mapear possíveis conteúdos que tenham aderência com o público-alvo, determinar comportamentos de busca, levantar palavras-chaves assertivas para a geração de tráfego para blogs etc.
Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos uma agência de criação de conteúdos, especializada em criar pontes por meio das palavras.
Somos apaixonados por processos de concepção de marca e já apoiamos centenas de empresas no desenvolvimento de sua identidade verbal. Além disso, também apoiamos organizações que precisam desenvolver textos e conteúdos de comunicação, marketing e publicidade alinhados com sua brand persona.
Com mais de uma década de atuação, atendemos clientes de todos os portes e segmentos, apresentando caminhos para o uso do conteúdo como uma ferramenta estratégica para os negócios.
Neste artigo, você viu que:
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