Invista em conteúdo humanizado e atraia mais público para o seu negócio!

Preparamos 11 dicas que irão ajudá-lo a produzir conteúdo humanizado e conectar sua empresa aos seus clientes. Confira!



Quando buscam por um conteúdo, as pessoas querem mais do que ler textos que divulguem produtos e serviços de determinada empresa.

Na realidade, elas procuram algo que resolva seus problemas, tire suas dúvidas e desperte seu interesse.

Por esse motivo, quem trabalha com marketing de conteúdo deve ter habilidade em produzir artigos relevantes e envolventes, capazes de sanar as necessidades do interlocutor e prender sua atenção do começo ao fim.

Desse modo, é possível conquistar sua confiança, fazendo com que esse leitor se torne um cliente em potencial.

Pensando nisso, preparamos este artigo, em que mostramos como criar conteúdo humanizado. Para facilitar sua compreensão, dividimos nosso texto por tópicos. Aqui, você verá:

Boa leitura!


Conteúdo humanizado: o que é

Imagem para ilustrar texto sobre conteúdo humanizado.

O conteúdo humanizado tem o ser humano e suas necessidades como foco. Por isso, é capaz de se conectar às pessoas e gerar emoções.

Na prática, esse conceito coloca a pessoa em primeiro lugar enquanto ser humano, levando em conta toda a sua complexidade, em vez de resumi-la a um consumidor ou usuário de determinada marca.

Nesse sentido, o que se busca com o conteúdo humanizado é compreender o que cada pessoa precisa, entregando algo de valor, que a enriqueça de alguma forma.

Marcas que dominam esse conceito conseguem mexer com as emoções de seu público e levar sua mensagem à sua persona.

Em tempos de ChatGPT e textos superficiais, empresas que lançam mão dessa estratégia ganham cada vez mais relevância.


Qual é a importância de um conteúdo humanizado

Imagem para ilustrar texto sobre conteúdo humanizado.

Conteúdos superficiais frustram o leitor, pois não resolvem suas dores ou não provocam desejo e fazem com que ele perca seu tempo.

Em contrapartida, quando uma empresa disponibiliza um conteúdo humanizado, ela consegue se conectar ao seu público, na medida em que traz respostas para suas dúvidas, ensina algo ou gera entretenimento.

Assim, é possível criar uma relação de confiança com o consumidor, conquistando sua fidelidade e alcançando mais vendas e lucros, já que quando as pessoas se conectam a uma marca, tendem a consumir seus produtos e serviços.

Dessa forma, se você deseja fortalecer o marketing de sua empresa e engajar seu público, é fundamental oferecer conteúdos de seu interesse por meio de uma abordagem humanizada e centrada nas pessoas.


11 dicas para criar um conteúdo humanizado

Agora que você sabe o que é conteúdo humanizado e qual sua importância para os negócios, vamos compartilhar algumas dicas para ajudá-lo a investir nessa estratégia. Confira:


1# Conheça seu público


O primeiro passo para criar um conteúdo humanizado, que desperte o interesse de seu interlocutor, é conhecer a fundo seu público.

Isso é possível por meio da compreensão do perfil de sua persona, ou seja, a representação de seu cliente ideal.

Na prática, a persona é construída a partir de dados reais sobre os clientes. Assim, convém avaliar o perfil dos visitantes do seu site, enviar questionários à sua base de e-mails e entrevistar pessoas que já consomem seus produtos e/ou serviços.


2# Apresente os valores da sua marca


Atualmente, as marcas defendem e personificam determinados valores que podem gerar identificação com o público, por torná-las mais humanas.

Por isso, é interessante que as empresas tenham personalidade e apresentem seus valores e compromissos, o que pode ocorrer de forma implícita pelo tratamento que a organização dá a determinados assuntos.


3# Utilize storytelling


Uma das estratégias mais eficientes para envolver o público é contar uma boa história, afinal, as narrativas estão presentes em nosso dia a dia, desde nossa infância e despertam nossa atenção.

Por isso, investir em storytelling é uma das alternativas de quem deseja criar um conteúdo humanizado, gerando emoções nas pessoas e fazendo com que elas se identifiquem com sua marca.


4# Adote uma linguagem acessível e cativante


A forma como você se comunica com seu público é tão importante quanto o conteúdo que você disponibiliza. Nesse sentido, a linguagem adotada por você pode cativar ou afastar sua audiência.

Por isso, trate de utilizar uma linguagem acessível, garantindo que, de fato, as pessoas compreendam sua mensagem. Claro, vale ressaltar que abusar dos termos estritamente técnicos é permitido, desde que seu público seja composto por especialistas.


5# Mostre que sua marca é feita por pessoas


As pessoas não compram de empresas. Na verdade, elas compram de pessoas. Por isso, é interessante apresentar os rostos que estão por trás de sua marca a fim de mostrar aos seus clientes que eles estão se relacionando com outros seres humanos.

Você pode, por exemplo, convidar seus colaboradores para escrever para o blog de sua empresa ou incentivá-los a postar conteúdos em suas redes sociais, atuando como promotores da sua marca.


6# Não se limite a falar de negócios


As pessoas que acompanham sua marca não estão interessadas apenas em consumir seus produtos e serviços. Elas querem se relacionar com a empresa e ter acesso a dicas, dados de pesquisas, informações conceituais, entre outros.

Dessa forma, é importante que você dedique a maior parte de suas publicações a assuntos que possam educar, informar ou entreter seu público.


7# Tenha empatia


A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro e entender as situações pela sua perspectiva. Essa capacidade é indispensável para quem deseja elaborar textos humanizados, com uma abordagem sensível, que permita se conectar ao público.

Nesse sentido, você pode se perguntar o que as pessoas estão sentindo, qual é a causa desse sentimento, o que elas precisam saber e como você pode contribuir para a resolução de suas dúvidas e dores.


8# Foque na qualidade


Na hora de preparar conteúdos para o blog da sua empresa, priorize a qualidade e não a quantidade. Desse modo, é possível evitar a produção de textos genéricos e superficiais, que não se conectam com seu público.

Lembre-se que é preciso ter tempo para pesquisar e planejar, reunindo dados e entregando um material mais consistente.

Além disso, se possível, entreviste especialistas para produzir seus textos. Essa é uma dica de ouro, já que buscadores, como o Google, têm valorizado e dado destaque para conteúdos produzidos e assinados por especialistas. Esses entrevistados podem ser os funcionários da própria empresa.


9# Envie recomendações personalizadas


A humanização de conteúdo requer personalização. Assim, as pessoas se sentem valorizadas pela empresa. Por outro lado, criar uma publicação exclusiva para cada seguidor da marca é uma missão impossível.

Portanto, a melhor saída para resolver essa questão é encaminhar e-mails com recomendações de textos para cada pessoa, conforme seus interesses e preferências.


10# Crie uma comunidade com o seu público


O Marketing de Comunidade é uma tendência que veio para ficar, já que possibilita estreitar laços com os consumidores, levando em conta suas necessidades e impactando em suas impressões sobre uma marca ou uma empresa.

Na prática, trata-se de uma estratégia que se concentra em construir e nutrir uma comunidade em torno de uma marca, produto ou serviço.

Ao invés de se concentrar apenas em transações comerciais, o marketing de comunidade visa criar um ambiente onde os membros se sintam conectados, engajados e valorizados. Essa abordagem se baseia na ideia de que uma comunidade forte pode gerar lealdade à marca.

Portanto, esse tipo de marketing dá voz ao consumidor, que pode se expressar, por exemplo, em grupos no Facebook, fóruns on-line e publicações no Twiter. Assim, a empresa é capaz de responder a eles, e corresponder suas expectativas ao moldar seus produtos e serviços às suas demandas.

Nesse sentido, criar uma comunidade com seus consumidores é uma maneira eficiente de fortalecer a relação com eles e conhecer seus desejos, o que possibilita preparar conteúdos mais personalizados e humanizados.

Você pode fazer isso de várias maneiras. Um bom exemplo são os grupos nas redes sociais em que os clientes interagem uns com os outros e também com a empresa.


11# Mostre às pessoas que elas são ouvidas


Em geral, as pessoas sentem necessidade de conversar, ou seja, falar e ser ouvidas. Assim, é preciso dar espaço para que elas interajam com sua marca e se conectem a ela.

Portanto, é recomendado adotar um tom conversacional, falando diretamente com seu interlocutor. Também é indispensável responder comentários e mensagens, curtir as publicações dos usuários e repostar posts de clientes.



Sobre a Zéfini! Conteúdos

Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos especialistas em criar pontes por meio das palavras, conectando nossos clientes ao seu público e impulsionando o sucesso das empresas.

Nossa missão é criar textos humanizados e envolventes, capazes de gerar desejo e resolver as dores do leitor, além de agregar valor a ele, construindo um forte vínculo entre a marca e seu consumidor.



Conclusão

Neste artigo, você viu que:

  • As pessoas buscam conteúdos que tirem suas dúvidas e despertem seu interesse;

  • Quem trabalha com marketing de conteúdo deve ter habilidade em produzir artigos relevantes e envolventes;

  • O conteúdo humanizado tem o ser humano e suas necessidades como foco em vez de reduzir pessoas a consumidores;

  • O que se busca com o conteúdo humanizado é compreender o que cada pessoa precisa, entregando algo de valor;

  • Conteúdos superficiais frustram o leitor, pois não resolvem suas dores e fazem com que ele perca seu tempo;

  • Os conteúdos devem trazer respostas para suas dúvidas, ensinar algo ou gerar entretenimento;

  • Para produzir um conteúdo humanizado é importante conhecer o público, apresentar os valores da marca, investir em storytelling, e adotar uma linguagem acessível e cativante;

  • Também é essencial mostrar que a marca é feita por pessoas, não se limitar a falar de negócios, ter empatia e focar na qualidade;

  • Outras dicas são: enviar recomendações personalizadas, criar uma comunidade com seu público e mostrar às pessoas que elas são ouvidas.


Deseja criar conteúdo humanizado para o blog da sua empresa? Entre em contato conosco, clicando aqui.


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