Você já deve ter ouvido falar em Copywriting. Trata-se de uma estratégia de produção de textos caracterizada pela capacidade de convencer o leitor a executar uma ação, como investir em um produto ou serviço.
Por isso, milhares de empresas que desejam aumentar o engajamento de seus consumidores ou impulsionar suas vendas, investem fortemente nessa tática por meio dos setores de marketing, comunicação e vendas.
Se sua organização ainda não faz isso, pode estar perdendo dinheiro. A boa notícia é que preparamos este conteúdo e compartilhamos importantes noções básicas de Copywriting. Nele, você encontrará:
Boa leitura!
Copywriting é uma técnica de produção de textos com a finalidade de impulsionar o público-alvo a tomar uma decisão, que pode ser tanto uma compra direta quanto outro tipo de ação.
Na prática, o copywriter deve escrever seu texto (copy) de maneira interessante e cativante, convencendo sua audiência da importância e qualidade de determinado produto ou serviço e transmitindo informações que agreguem valor ao público.
A escrita de uma boa copy envolve ainda o uso de gatilhos mentais, que servem para despertar o interesse do receptor, resultando em conversões e vendas.
Copywriting não é sinônimo de redação publicitária. Isso porque ele deve trazer um forte CTA (chamada para ação), sendo ideal para estratégias de atração, como o inbound marketing. A técnica é caracterizada por um processo persuasivo mais longo, enquanto a escrita publicitária é um recurso mais voltado para vendas diretas.
Porém, vale ressaltar que essas duas técnicas não estão distantes: o Copywriting surgiu a partir da redação publicitária e muitos dos seus recursos foram e são utilizados por profissionais renomados da área. Na realidade, estamos falando de duas técnicas que se complementam e se misturam.
O marketing de conteúdo tem a função de atrair, cativar e educar a audiência, utilizando conteúdos relevantes e ricos — na forma de textos de blog, infográficos, e-books, e-mails, vídeos etc. — sobre determinada área. Com isso, é possível construir um relacionamento de longo prazo com os consumidores e potenciais clientes da empresa, em vez de utilizar uma publicidade invasiva.
Essa estratégia também é fundamental para proporcionar autoridade a uma organização, beneficiando sua imagem e permitindo que se torne referência em seu mercado.
Por outro lado, o Copywriting é uma técnica que visa persuadir o leitor a realizar determinada ação, como preencher um cadastro, fornecer um e-mail ou efetuar uma compra e costuma ser muito utilizada em landing pages e malas diretas, por exemplo. Mas por que aplicá-lo no marketing de conteúdo, e como fazer isso?
Bem, na prática, o copywriting possibilita tornar o marketing de conteúdo mais atrativo, com títulos, chamadas e CTAs persuasivos, viabilizando o alcance dos seus objetivos.
Para aliar essas duas técnicas, nós recomendamos que você utilize bons títulos em seus textos e chamadas que mostrem ao leitor como ele será beneficiado com seus conteúdos. Além disso, é necessário garantir a segmentação do público para que sua linguagem esteja alinhada com a audiência que sua empresa deseja atingir.
Os CTAs também devem receber uma atenção especial, de modo que seu leitor entenda exatamente o que deve fazer após ler seus conteúdos.
Se você deseja escrever palavras que se transformam em resultados, utilize as boas práticas a seguir:
Para escrever uma copy que converta, é necessário, em primeiro lugar, realizar uma pesquisa de audiência, a fim de conhecer o público-alvo, entender suas expectativas e construir um discurso adequado ao receptor.
Uma ferramenta gratuita que ajuda muito nesse sentido é o Google Trends, que permite saber exatamente o que as pessoas estão pesquisando sobre determinado assunto e qual é o nível de interesse por localidade.
Outro recurso que permite fazer uma pesquisa sofisticada é o AlsoAsked. Essa ferramenta mostra o que as pessoas pesquisam por meio de uma ramificação detalhada.
Se você deseja que leiam seu texto, deve se preocupar em construir títulos persuasivos, pois é a partir da visualização da headline que as pessoas decidirão se continuarão ou não a leitura.
Uma dica que pode ajudar nesse aspecto é não escrever frases muito longas e difíceis de serem compreendidas. Lembre-se de que quanto menos a pessoa entender seu conteúdo, menores são as chances de ela investir em seus produtos e serviços.
O título do seu conteúdo deve resumi-lo para que o receptor saiba exatamente o que vai encontrar em seu texto. No caso deste artigo, por exemplo, a headline indica que vamos mostrar ao leitor como utilizar a escrita persuasiva para impulsionar suas vendas.
Mas não é só no título que você deve ser específico. Ao citar informações relevantes ao longo do texto, forneça explicações mais detalhadas, que transmitam veracidade.
O lead consiste nas primeiras frases de um texto e deve ser extremamente convincente para que o receptor deseje continuar acompanhando o conteúdo até o fim. É nesse momento que você gera a conexão emocional necessária, seja por meio da curiosidade, ganância ou outro sentimento.
Na hora de postar, não deixe seu texto “amontoado”. Use espaçamentos e dê um enter a cada três linhas ou parágrafo para o visual do seu conteúdo ficar mais harmônico na tela e agradável para o leitor.
Utilize ganchos entre um tópico e outro para despertar a curiosidade e conduzi-lo até o fim do seu conteúdo. Você pode escrever, por exemplo: “abordo esse tema de maneira detalhada no tópico a seguir”.
Existem vários princípios psicológicos, conhecidos como gatilhos mentais, que permitem convencer seu potencial cliente a realizar determinada ação. Entre eles, podemos destacar:
Saiba mais sobre eles:
A tendência do ser humano é ser recíproco a quem fez algo por ele, respondendo com outra ação. Por isso, se você quer algo do seu cliente, ofereça algo de valor para ele, pode ser um conteúdo rico em troca de seus dados, por exemplo.
Depoimentos mostrando que seu produto ou serviço já beneficiou outras pessoas consistem em uma forma de utilizar o gatilho da prova social, transmitindo credibilidade e influenciando seus potenciais clientes a executarem determinada ação.
As pessoas tendem a se conectar facilmente a quem é parecido com elas ou já vivenciou os mesmos desafios. Se o vendedor transmitir essa mensagem, ele estará a um passo de persuadir seu consumidor.
Do mesmo modo, empresas que apresentam valores conhecidos e compartilhados por seu público têm mais chances de fidelizar sua audiência e aumentar as vendas. Assim, é extremamente importante construir uma relação sólida com os consumidores por meio de um contato frequente que não deve se basear apenas na venda de produtos e serviços, mas agregar valor ao público.
O gatilho da autoridade está relacionado à maneira como as pessoas enxergam determinada marca, que compartilha seu conhecimento, experiência e resultados com seus consumidores. Se você deseja utilizar esse recurso para gerar mais vendas, pode compartilhar cases de sucesso, número de clientes e prêmios recebidos por sua empresa.
Em geral, as pessoas se sentem psicologicamente pressionadas a terem comportamentos coerentes com os compromissos que assumem em público, mostrando que são consistentes, maduras e confiáveis.
Por isso, bons copywriters incentivam os clientes a criarem um compromisso com a marca e com a solução oferecida por ela, utilizando esse atalho mental para impulsionar suas vendas.
Na prática, é possível, por exemplo, utilizar esse gatilho para vender produtos sustentáveis para empresas que se definem como protetoras do meio ambiente.
Esse gatilho mental trabalha a sensação de perda, fazendo com que o público tome uma decisão a fim de evitar esse sentimento. Na prática, a copy traz a mensagem de que se ele não agir pode perder uma oportunidade, influenciando sua decisão.
Conforme já apresentamos, o Copywriting é uma técnica de escrita que busca convencer o leitor a executar determinada ação.
Já o storytelling é uma técnica que possibilita criar conexão com a audiência, contando uma história convincente e capaz de engajar o público. Isso é possível porque as narrativas evocam sentimentos e lembranças, inspirando a identificação e empatia entre as pessoas, e persuadindo o receptor a continuar acompanhando a história.
Ao unir essas duas ferramentas, é possível desenvolver textos ainda mais aderentes, estimulando uma maior conexão dos leads ao conteúdo.
Confira, a seguir, outras boas práticas de Copywriting que podem ser aplicadas para convencer seu público sobre a importância dos seus produtos e serviços:
Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos uma agência de produção de textos e roteiros, que se dedica a criar pontes por meio das palavras.
Nascemos com o objetivo de apoiar as empresas que desejam se conectar efetivamente com seu público.
Com mais de dez anos de história, atendemos a clientes dos mais diversos portes e segmentos, possibilitando às marcas o desenvolvimento de uma comunicação eficiente, que utiliza o conteúdo como uma ferramenta estratégica para os negócios.
Neste artigo, nós apresentamos a técnica de Copywriting e como você pode utilizar essa estratégia para conquistar bons resultados para sua empresa.
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