O podcast Fogueira do Marketing chegou ao seu terceiro episódio, contando com a presença de Daniel Blumen, sócio-diretor da Blumen Consultoria.
Durante sua entrevista, exibida na Veza TV no dia 28 de março, ele explicou que a Blumen consiste em uma consultoria de recolocação profissional e transição de carreira e pós-carreira que, há 25 anos, auxilia profissionais a serem recolocados no mercado de trabalho, depois de ser contratada pela empresa em que esses talentos atuavam ou por eles próprios.
“Uma pessoa que perdeu o emprego ou quer mudar de trabalho entra em contato conosco e nós ajudamos a desenvolver todo um pacote, uma roupagem e um apoio durante um período para que ele recoloque”, enfatiza.
Daniel afirma ainda que a Blumen oferece um programa completo, que contempla uma mentoria e leva em consideração aspectos como: preparação de currículo, simulado de entrevista, LinkedIn e trabalho de networking.
“Acompanhamos os candidatos durante a etapa da entrevista. Buscamos entender tanto a empresa quanto a pessoa que irá entrevistá-la, para que ela se saia bem durante essa fase do processo”, acrescenta.
Daniel revela que, apesar de a Blumen ter sido fundada por sua família, ele só entrou na empresa em 2018, porque até então atuava como executivo em multinacionais.
“Quando eu cheguei na empresa, tinha apenas um site. O marketing digital ainda não era tão forte, mas já estava começando. Então eu fui me inteirar um pouco mais sobre o assunto e, além de reformarmos o escritório, nós reformamos o site”, comenta.
De acordo com ele, o Blog da Blumen tem toda uma estratégia por trás, sendo que, inicialmente, são identificadas as palavras-chaves buscadas pelo público-alvo, a partir das quais são levantados os possíveis temas para trabalhar no blog.
Além disso, para cada tema explorado, é realizada uma entrevista com um especialista no assunto, capaz de deixar o conteúdo mais rico e relevante para o leitor.
“Trazemos presidentes de empresas, diretores de RH, pessoas que são premiadas em suas áreas, dicas de headhunters, o que faz com que o blog ganhe relevância, autoridade e reputação, e, consequentemente, a Blumen também ganha reputação”, destaca.
Ele recorda que, por um período, contratou uma agência que fazia anúncios no Facebook e no Instagram por meio de inteligência artificial, mas que esta não trouxe resultados expressivos, sendo deixada de lado depois de um ano de trabalho.
“Agora, nós divulgamos os textos do blog criados pela Zéfini! Conteúdos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn, tanto nas páginas da empresa como nas minhas”, informa.
Conforme explica Daniel, os posts de blog têm trazido bons resultados e a cada ano sua empresa vem crescendo mais.
“Eu tenho uma medição que eu faço um controle, até mesmo para entender o retorno sobre o investimento (ROI). Então, por exemplo, no último ano, do total de contatos que nós tivemos, 30% foi a partir do Google e, desses 30%, 20% fechamos”.
Além disso, ele observou que sua empresa possui um grande número de avaliações positivas no Google Meu Negócio, o que também potencializa seu sucesso.
“Deve ser uma das únicas empresas de recolocação no Brasil que tem avaliação cinco estrelas para mais de 50 pessoas, que realmente passaram por algum trabalho com Blumen, tiveram sucesso e colocaram lá no Google Meu Negócio”, finaliza.
Neste texto, apresentamos um breve resumo do terceiro episódio do podcast Fogueira do Marketing. Se você deseja conferir esse conteúdo na íntegra, acesse nosso canal no YouTube:
MISSÃO, VISÃO E VALORES: O QUE É E COMO DEFINIR PARA A SUA EMPRESA?
Zéfini! Conteúdos 2024 – Todos os direitos reservados