E-E-A-T: o que significa essa sigla e qual sua importância?

E-E-A-T é uma sigla que pode ser traduzida como Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança. O Google tende a utilizar esses fatores para avaliar o nível de qualidade de uma página. Saiba mais!

A sigla E-E-A-T se refere aos termos Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust, que em português significam: Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança.

Esses conceitos tratam-se de fatores de ranqueamento, que (possivelmente) podem impactar na avaliação de uma página pelo Google.

Por esse motivo, ao aplicar sua estratégia de SEO, eles devem ser levados em consideração, proporcionando uma experiência rica e satisfatória aos usuários.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre o tema. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto em tópicos. São eles:

Boa leitura!


O que é E-E-A-T?

Em 2019, o Google lançou o termo E-A-T, que significa Especialidade, Autoridade e Confiança. Esses eram os pilares que o buscador considerava ao avaliar a qualidade de uma página. Porém, no final de 2022, acrescentou o “E” de Experiência, aprimorando suas avaliações.

Confira a seguir o significado de cada um desses conceitos:

  • Experiência: esse fator revela que o Google tende a valorizar conteúdos desenvolvidos por pessoas que tenham experiência para compartilhar sobre determinado tema;

  • Especialização: a especialização é um pilar essencial para o buscador. Assim, ele privilegia conteúdos desenvolvidos por especialistas em suas áreas de atuação;

  • Autoridade: uma página com autoridade é considerada relevante pelo Google, o que influencia seu ranqueamento;

  • Confiança: transmitir confiança para o usuário é de extrema importância. Desse modo, o Google privilegia sites com informações precisas e verdadeiras.


Qual o objetivo dessa atualização do Google?


É possível encontrar sites que prejudicam a experiência dos usuários, na medida em que adotam estratégias de SEO como o uso de palavras-chaves, para promover conteúdos não relevantes ou inconsistentes.

Por esse motivo, o Google lançou o EEAT, a fim de evitar esse problema e proporcionar aos usuários uma experiência mais rica e satisfatória.

Com isso, a tendência é que textos relevantes, produzidos por profissionais especializados, possam ser encontrados nas primeiras páginas do buscador.


YMYL: o que significa?

YMYL é a sigla para “Your Money or Your Life”, em português “Seu Dinheiro ou Sua Vida”. Trata-se de um critério utilizado pelo Google para analisar a qualidade de textos com temas considerados sensíveis, que impactam diretamente na saúde física, financeira ou emocional do leitor.

Em geral, as páginas mais afetadas por esse critério são aquelas com conteúdos relacionados a notícias de grande impacto, direitos civis, saúde e finanças. Por isso, existem algumas boas práticas para abordar esses conteúdos delicados. Veja:

  • Conteúdos relacionados à medicina: nesse tipo de conteúdo, convém inserir o CRM do médico responsável pelas informações, seu currículo de formação e lista das referências de artigos científicos em que esses dados são baseados;

  • Conteúdo jornalístico: para publicar uma matéria jornalística, é importante que ela esteja adequada aos protocolos jornalísticos e conte com a assinatura de profissionais dessa área;

  • Conteúdo jurídico: os artigos que abordam conteúdos jurídicos devem trazer a assinatura, o registro da OAB e o currículo de formação do advogado responsável pelo material divulgado. Também é conveniente inserir uma lista de referências e leis que embasem suas afirmações.


Páginas com alta qualidade x páginas com baixa qualidade

Agora que você já sabe o que é E-E-A-T e o que significa YMYL, vamos mostrar algumas características de páginas de alta e baixa qualidade. Confira:


Páginas de alta qualidade

A primeira característica de uma página de alta qualidade é a aplicação dos pilares de E-E-A-T. Acompanhe a lista completa:

  • Alto nível de expertise, autoridade e confiabilidade;

  • Informações sobre o responsável pelo site ou, caso seja página de compras que inclua transações financeiras, dados suficientes sobre o atendimento ao cliente;

  • Um bom número de conteúdos de alta qualidade.


Páginas de baixa qualidade

Páginas que apresentam um baixo ranqueamento, em geral, têm algumas características em comum. Confira as principais:

  • Baixo nível de E-E-A-T;

  • Conteúdo de baixa qualidade;

  • Títulos sensacionalistas ou de origem duvidosa nos conteúdos;

  • Inúmeros anúncios, que prejudicam a experiência dos usuários;

  • Informações insuficientes sobre o autor do conteúdo;

  • Reputação negativa do site ou do criador de conteúdo.


E-E-A-T do autor dos textos: qual é a importância?

Além do E-E-A-T de todo o site, existe o E-E-A-T do autor do conteúdo, que também deve ser levado em consideração.

Para se ter uma noção, o Google considera de baixa qualidade páginas em que os autores não tenham conhecimento suficiente sobre o assunto.

Por exemplo, é importante que um texto sobre direito seja assinado por um advogado e não por um redator profissional.

Afinal, se você busca um aconselhamento jurídico, vai querer saber o posicionamento de um advogado e não de um redator, por melhor que ele seja. 

Desse modo, o ideal é trabalhar com ghost writing, ou seja, o redator pode até preparar o material, mas a palavra final é do especialista.


E-E-A-T: como o Google avalia?

O Google não costuma divulgar o funcionamento de seus algoritmos em detalhes, mas há alguns aspectos que, provavelmente, o buscador leva em consideração, confira:


#Menções sobre o autor

O E-E-A-T do autor é um critério que serve para avaliar a E-E-A-T de uma página. Nesse sentido, a autoridade de quem assina o texto faz toda a diferença.

Isso pode ser medido por meio de backlinks de fontes confiáveis, que mostram que o autor é especialista no tema abordado.

Nesse sentido, o autor é visto como uma autoridade quando são encontradas no Google as informações que provem que ele atua na área sobre a qual escreveu.


#Evidências científicas

Conteúdos baseados em evidências científicas tendem a ser privilegiados, especialmente quando se trata de temas sensíveis, relacionados ao conceito YMYL.

Isso ocorre porque o Google não quer se responsabilizar por informações que possam prejudicar seus usuários.


#Revisões

O Google também avalia se os materiais publicados passam por correções de erros ou atualizações para que os usuários tenham acesso à melhor versão dos conteúdos.

Mas lembre-se de que não basta atualizar a data do conteúdo, é preciso, de fato, aprimorar sua qualidade.


#Reputação da empresa

Dizer ao certo como o Google analisa a reputação de uma empresa é difícil, mas sabemos que ele tem acessos a dados suficientes para fazer isso.

Nesse sentido, tudo é levado em consideração, desde comentários de clientes em redes sociais, até menções da marca em veículos de imprensa confiáveis.


E-E-A-T: como melhorar?

Imagem de uma pessoa escrevendo em um caderno. Em sua frente, há um notebook. Imagem: Pexels.


Como você viu até aqui, o E-E-A-T de uma página afeta diretamente seu ranqueamento no Google. Agora vamos compartilhar algumas maneiras de melhorar seu E-E-A-T. Veja:


#Conquiste boas avaliações

O sentimento do público com relação ao seu negócio é um fator que o Google leva em conta, pois entende que boas empresas têm avaliações positivas de diferentes fontes.

Dessa forma, os reviews de marketplaces e sites de compras são muito importantes para quem comercializa produtos. Além disso, os comentários em redes sociais também importam.

Outro fator relevante é ser bem avaliado no Google Meu Negócio. Por isso, convém incentivar seus clientes a fazerem uma avaliação nessa ferramenta.

Se um cliente ou outro fizer uma avalição negativa, não se preocupe, o fundamental é a média das avaliações. Agora se grande parte das avaliações são negativas, busque descobrir o motivo da insatisfação dos clientes para combatê-lo.

É importante salientar que estas avaliações não podem ser “compradas”. Se o Google mapear que os usuários estão recebendo algum tipo de benefício para fazer boas avaliações, a empresa poderá sofrer sanções no ambiente digital pelo buscador.


#Consiga menções na Wikipédia

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a Wikipédia é reconhecida pelo Google como um site confiável.

Por esse motivo, recomendamos que você consiga uma menção nesse site, ou ainda, tenha sua própria página no site.

Para isso, você deve seguir seus padrões, garantindo que todas as informações sobre a empresa sejam verificáveis e que sua marca recebeu uma cobertura significativa de fontes confiáveis.

Caso não consiga ter sua própria página, você pode editar um artigo na Wikipédia e mencionar sua empresa, mas isso deve ser feito com cuidado, caso contrário, se a comunidade perceber que você está se autopromovendo, seu link será rapidamente excluído.


#Seja confiável

Desde uma atualização ocorrida em 2018, sites com problemas de confiabilidade perderam espaço nas primeiras posições do Google.

Os problemas de segurança em questão geralmente estão associados a uma alta quantidade de comentários negativos on-line, clientes que reclamaram por não conseguir reembolso, ou artigos médicos sem referências científicas, ou ainda com informações que contradizem o que a ciência diz atualmente.


#Garanta uma boa experiência aos usuários

Garantir uma experiência positiva aos usuários é outro fator determinante para melhorar o E-E-A-T de seu site.

Nesse sentido, é importante verificar se o seu site tem uma boa navegabilidade, se é rápido e acessível.


#Seja mencionado por sites com autoridade alta

Ser mencionado por veículos de imprensa ou portais de conteúdo confiáveis é um fator que proporciona autoridade a um site, fortalecendo seu E-E-A-T.

Porém, fique atento, o Google tende a reconhecer menções fáceis de ser obtidas, como links pagos. Por sua vez, os guest posts são válidos, mas não têm o mesmo peso que uma citação espontânea.

Menções com sites de alta autoridade podem não ser tão fáceis de conseguir, mas existem alguns caminhos para obtê-las.

Você pode, por exemplo, publicar uma pesquisa original, resumir pesquisas científicas atuais ou utilizar as redes sociais para criar networking com jornalistas.


#Obtenha menções em fóruns

É possível que seu público mencione sua marca em fóruns da internet, o que certamente pode contribuir para o E-E-A-T de seu site.

Mas tenha em mente que o Google é perfeitamente capaz de distinguir uma conversa real de uma gerada artificialmente por um profissional de marketing.

Ou seja, não é aconselhável espalhar spam. Por outro lado, você deve monitorar as menções à sua marca na internet e, se necessário, utilizá-las como base para implantar melhorias na sua empresa.


#Mostre o E-E-A-T em suas páginas

As menções e links fora do site são o primeiro fator considerado para o E-E-A-T de uma página. No entanto, também é possível otimizar o E-E-A-T em seu próprio website.

Nesse sentido, convém mostrar que sua organização busca ser confiável e especialista nas atividades que executa e nas informações que compartilha com o público.


Sobre a Zéfini! Conteúdos

Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos uma agência voltada à produção de conteúdos para a internet, capaz de conectar nosso público aos seus clientes por meio das palavras.

Se você precisa de textos otimizados para sua página, que enquadrem nos pré-requisitos do Google, entre em contato conosco e solicite um orçamento.


Conclusão

Neste artigo, mostramos o que é E-E-A-T, qual sua importância e como aplicar em uma página. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema.


LEIA TAMBÉM NO BLOG DA ZÉFINI! CONTEÚDOS

REGISTRO DE MARCAS É TEMA ABORDADO NO SEGUNDO EPISÓDIO DO PODCAST FOGUEIRA DO MARKETING

FOGUEIRA DO MARKETING RECEBE FUNDADOR DA CONSENSE EM SEU PRIMEIRO EPISÓDIO

PODCAST FOGUEIRA DO MARKETING ESTREIA NA VEZA TV

Categoria: Blog da Zéfini!
  • (11) 3426-9654
  • [email protected]
  • Avenida Wallace Simonsen, 1909, sala 01
    Nova Petrópolis, SBC - São Paulo
    09771-211