E-mail marketing: qual é a importância dessa estratégia


O e-mail marketing consiste em uma estratégia de marketing digital que tem como base o envio de e-mails com o objetivo de viabilizar um excelente relacionamento com o público. Saiba mais!


E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital, que visa utilizar e-mails para criar e manter relacionamento com o público, impulsionando as vendas e aumentando o faturamento de uma empresa.

Diferente do spam, essa estratégia tem o objetivo de alcançar os interessados em determinado assunto, relacionado aos produtos e serviços ofertados por uma organização. Dessa forma, é possível enviar mensagens que acompanhem a fase de cada pessoa no funil de vendas.

Além disso, campanhas de e-mail marketing costumam oferecer opções de cancelamento de recebimento das mensagens, o que reforça o respeito das empresas por seus interlocutores.

Conforme este levantamento desenvolvido pela empresa Radicati, no final de 2024, o número de usuários de e-mail deve passar de 4,4 bilhões e a quantidade de e-mails enviados pode ultrapassar os 361 bilhões.

Esses números apontam para a importância do e-mail marketing no estreitamento de relacionamentos, na nutrição de leads e geração de vendas.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explorar o tema. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto nos seguintes tópicos:

Boa leitura!



E-mail marketing: o que é?

Imagem para ilustrar artigo sobre e-mail marketing.


E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que envolve o envio de e-mails segmentados para o público de determinada instituição.

O principal propósito desse canal de comunicação é viabilizar um excelente relacionamento com clientes, para aumentar as vendas de produtos e/ou serviços.

Na prática, o e-mail marketing é uma das maneiras mais eficazes de impulsionar uma marca, porém essa estratégia deve estar alinhada com os objetivos da empresa. Entre suas finalidades, podemos destacar:

  • Gerar leads;

  • Aumentar o reconhecimento da marca;

  • Aumentar o engajamento dos consumidores;

  • Fortalecer o relacionamento com os clientes;

  • Gerar valor para a marca;

  • Aumentar a eficiência das campanhas de marketing; e

  • Aumentar as vendas.


Vantagens do e-mail marketing para o seu negócio

Agora que você já leu nossa definição do que é e-mail marketing, vamos apresentar alguns benefícios dessa estratégia para o seu negócio. Confira:


#Melhora o reconhecimento da marca


Enviar conteúdos por e-mail é uma maneira eficiente de tornar sua marca conhecida por mais pessoas e posicionar sua empresa como uma autoridade aos olhos do seu público.

Dessa forma, ao compartilhar um conteúdo rico em informações, seu negócio ganhará destaque entre a concorrência.


#Aumenta a credibilidade

Ao melhorar o reconhecimento da marca e permitir que a empresa se posicione como uma autoridade diante de seus clientes, o e-mail marketing possibilita aumentar a credibilidade do negócio.

Porém, para isso, é essencial levar aos clientes os conteúdos que eles desejam receber, demonstrando um profundo conhecimento sobre seus interesses.


#Envio de conteúdo personalizado

Por meio do e-mail marketing, é possível enviar conteúdo segmentado e personalizado aos clientes, levando em consideração suas necessidades, preferências e a etapa do funil de vendas em que cada pessoa se encontra.


#Aumento de vendas

Essa importante estratégia de marketing digital ainda possibilita aumentar as vendas, na medida em que favorece as compras por impulso. Nesse sentido, é possível atrair clientes de diversas formas, por exemplo:

  • Destacando itens que são frequentemente procurados;

  • Listando itens semelhantes às compras anteriores daquele cliente;

  • Criando uma oferta especial; e

  • Oferecendo descontos para compras futuras.


#Proximidade com o cliente

Outro benefício do e-mail marketing é a possibilidade de fortalecer o relacionamento com os clientes, aumentando a proximidade com eles, por meio de conteúdo relevante sobre seu negócio e o mercado.

Isso porque essa ferramenta permite obter feedbacks sobre o negócio e descobrir se os clientes estão satisfeitos com o conteúdo que você está oferecendo.


#Economia de tempo e orçamento

Sabemos que, em geral, as empresas possuem limitações quando o assunto é tempo e orçamento. A boa notícia é que o e-mail marketing possibilita otimizar o uso desses recursos, já que criar uma campanha com base nessa estratégia não é muito demorado nem requer um grande investimento.




#Mais visitas para o seu site


É possível utilizar os e-mails para convidar os clientes a interagirem com seu site ou blog, por meio de links relevantes.

Você pode, ainda, incluir botões de compartilhamento no corpo do e-mail, incentivando os leitores a promoverem seu conteúdo em suas próprias redes sociais.




#Fidelização dos clientes


Utilizando uma estratégia de e-mail marketing, é possível oferecer conteúdos personalizados e vantagens exclusivas aos clientes, mostrando que são únicos e especiais para o seu negócio e conquistando sua fidelidade.

Imagem para ilustrar artigo sobre e-mail marketing.


Tipos de e-mail marketing

Existem diferentes tipos de e-mail marketing. A seguir, vamos apresentar os principais. Confira:


#Newsletter

Newsletter, que pode ser traduzido como “boletim de notícias”, se trata de um formato de e-mail marketing utilizado para informar o público sobre novidades referentes a um negócio ou à sua área de atuação, mantendo as pessoas próximas da empresa.

É possível fazer apenas uma introdução ao tema no corpo do e-mail e levar os leitores até o blog ou inserir o conteúdo na íntegra no próprio e-mail.


#E-mail promocional

E-mails promocionais têm a função de promover determinado produto ou serviço, por isso, são desenvolvidos em uma linguagem mais direta e comercial. Em geral, apresentam preços, descontos e ofertas, além de links para páginas de vendas.


#E-mail editorial

Esse tipo de mensagem traz a perspectiva da organização sobre determinado assunto, mostrando o posicionamento da marca diante de um fato ou tema. O e-mail editorial costuma ser assinado pela pessoa que está à frente do negócio ou por outros especialistas da empresa.


#Atualização do blog

Você também pode utilizar o e-mail marketing para informar seus clientes sobre atualizações no blog de sua empresa, contribuindo para que o público conheça melhor sua marca e se sinta mais próximo do seu negócio.


#E-mail transacional

Os e-mails transacionais são enviados aos usuários quando a empresa realiza transações ou cadastros em seus sites. Como exemplos, podemos citar e-mails de cadastro na newsletter, de abandono de carrinho ou de recebimento de um pedido no e-commerce.


#Pesquisa

Outra função do e-mail marketing é colher informações do público em pesquisas, contribuindo para que a empresa conheça melhor seus consumidores. Nesse sentido, você pode fazer pesquisas de satisfação utilizando essa ferramenta, por exemplo.


#Fluxos de nutrição

Esse tipo de e-mail marketing consiste em uma série de e-mails disparados com a finalidade de nutrir os leads, aumentando seu conhecimento sobre determinado tema para que evoluam no funil de vendas.



Como planejar e executar campanhas de e-mail marketing?


Para planejar e executar uma campanha eficiente de e-mail marketing, é importante levar alguns aspectos em consideração. Confira:

  • Na primeira etapa do planejamento, você deve definir quem é seu público-alvo, por meio da criação de uma persona;

  • Também deve ter em mente qual o objetivo da comunicação: Vender? Informar? Converter?

  •  Outro detalhe importante é a linguagem utilizada, que deve ser condizente com a área de atuação da empresa, sua essência e seu público;

  • É necessário ainda definir uma meta a ser atingida com o envio da mensagem;

  • Também é essencial criar uma comunicação visual para os seus e-mails, ou seja, um template, que permita identificar sua empresa;

  • Demonstre respeito ao público, inserindo a opção de descadastro;

  • Estabeleça um calendário para alcançar um equilíbrio no que diz respeito ao número de e-mails que devem ser enviados, a fim de otimizar sua relação com seu público;

  • Segmente seu público, possibilitando uma comunicação mais assertiva e personalizada com cada leitor. A segmentação deve considerar aspectos como características demográficas, interesses, histórico de interação e etapa do funil;

  • Defina quais métricas utilizar para saber se seu conteúdo está sendo bem aceito pelo seu público;

  • Siga as diretrizes do Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (Capem).


Sobre a Zéfini! Conteúdos

Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos especializados em criar pontes por meio das palavras, conectando nossos clientes ao seu público-alvo e impulsionando seu sucesso.

Para isso, desenvolvemos diversos tipos de textos, entre eles, artigos para blogs, roteiros de vídeo, legendas para redes sociais, e-books, infográficos, whitepapers e conteúdo para e-mail marketing.


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Conclusão


Neste artigo mostramos o que é e-mail marketing e qual sua importância para um negócio. Também apresentamos os principais tipos de e-mail marketing  e alguns aspectos que você deve considerar ao adotar essa estratégia em sua empresa.


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