E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital, que visa utilizar e-mails para criar e manter relacionamento com o público, impulsionando as vendas e aumentando o faturamento de uma empresa.
Diferente do spam, essa estratégia tem o objetivo de alcançar os interessados em determinado assunto, relacionado aos produtos e serviços ofertados por uma organização. Dessa forma, é possível enviar mensagens que acompanhem a fase de cada pessoa no funil de vendas.
Além disso, campanhas de e-mail marketing costumam oferecer opções de cancelamento de recebimento das mensagens, o que reforça o respeito das empresas por seus interlocutores.
Conforme este levantamento desenvolvido pela empresa Radicati, no final de 2024, o número de usuários de e-mail deve passar de 4,4 bilhões e a quantidade de e-mails enviados pode ultrapassar os 361 bilhões.
Esses números apontam para a importância do e-mail marketing no estreitamento de relacionamentos, na nutrição de leads e geração de vendas.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explorar o tema. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto nos seguintes tópicos:
Boa leitura!
E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que envolve o envio de e-mails segmentados para o público de determinada instituição.
O principal propósito desse canal de comunicação é viabilizar um excelente relacionamento com clientes, para aumentar as vendas de produtos e/ou serviços.
Na prática, o e-mail marketing é uma das maneiras mais eficazes de impulsionar uma marca, porém essa estratégia deve estar alinhada com os objetivos da empresa. Entre suas finalidades, podemos destacar:
Agora que você já leu nossa definição do que é e-mail marketing, vamos apresentar alguns benefícios dessa estratégia para o seu negócio. Confira:
Enviar conteúdos por e-mail é uma maneira eficiente de tornar sua marca conhecida por mais pessoas e posicionar sua empresa como uma autoridade aos olhos do seu público.
Dessa forma, ao compartilhar um conteúdo rico em informações, seu negócio ganhará destaque entre a concorrência.
Ao melhorar o reconhecimento da marca e permitir que a empresa se posicione como uma autoridade diante de seus clientes, o e-mail marketing possibilita aumentar a credibilidade do negócio.
Porém, para isso, é essencial levar aos clientes os conteúdos que eles desejam receber, demonstrando um profundo conhecimento sobre seus interesses.
Por meio do e-mail marketing, é possível enviar conteúdo segmentado e personalizado aos clientes, levando em consideração suas necessidades, preferências e a etapa do funil de vendas em que cada pessoa se encontra.
Essa importante estratégia de marketing digital ainda possibilita aumentar as vendas, na medida em que favorece as compras por impulso. Nesse sentido, é possível atrair clientes de diversas formas, por exemplo:
Outro benefício do e-mail marketing é a possibilidade de fortalecer o relacionamento com os clientes, aumentando a proximidade com eles, por meio de conteúdo relevante sobre seu negócio e o mercado.
Isso porque essa ferramenta permite obter feedbacks sobre o negócio e descobrir se os clientes estão satisfeitos com o conteúdo que você está oferecendo.
Sabemos que, em geral, as empresas possuem limitações quando o assunto é tempo e orçamento. A boa notícia é que o e-mail marketing possibilita otimizar o uso desses recursos, já que criar uma campanha com base nessa estratégia não é muito demorado nem requer um grande investimento.
É possível utilizar os e-mails para convidar os clientes a interagirem com seu site ou blog, por meio de links relevantes.
Você pode, ainda, incluir botões de compartilhamento no corpo do e-mail, incentivando os leitores a promoverem seu conteúdo em suas próprias redes sociais.
Utilizando uma estratégia de e-mail marketing, é possível oferecer conteúdos personalizados e vantagens exclusivas aos clientes, mostrando que são únicos e especiais para o seu negócio e conquistando sua fidelidade.
Existem diferentes tipos de e-mail marketing. A seguir, vamos apresentar os principais. Confira:
Newsletter, que pode ser traduzido como “boletim de notícias”, se trata de um formato de e-mail marketing utilizado para informar o público sobre novidades referentes a um negócio ou à sua área de atuação, mantendo as pessoas próximas da empresa.
É possível fazer apenas uma introdução ao tema no corpo do e-mail e levar os leitores até o blog ou inserir o conteúdo na íntegra no próprio e-mail.
E-mails promocionais têm a função de promover determinado produto ou serviço, por isso, são desenvolvidos em uma linguagem mais direta e comercial. Em geral, apresentam preços, descontos e ofertas, além de links para páginas de vendas.
Esse tipo de mensagem traz a perspectiva da organização sobre determinado assunto, mostrando o posicionamento da marca diante de um fato ou tema. O e-mail editorial costuma ser assinado pela pessoa que está à frente do negócio ou por outros especialistas da empresa.
Você também pode utilizar o e-mail marketing para informar seus clientes sobre atualizações no blog de sua empresa, contribuindo para que o público conheça melhor sua marca e se sinta mais próximo do seu negócio.
Os e-mails transacionais são enviados aos usuários quando a empresa realiza transações ou cadastros em seus sites. Como exemplos, podemos citar e-mails de cadastro na newsletter, de abandono de carrinho ou de recebimento de um pedido no e-commerce.
Outra função do e-mail marketing é colher informações do público em pesquisas, contribuindo para que a empresa conheça melhor seus consumidores. Nesse sentido, você pode fazer pesquisas de satisfação utilizando essa ferramenta, por exemplo.
Esse tipo de e-mail marketing consiste em uma série de e-mails disparados com a finalidade de nutrir os leads, aumentando seu conhecimento sobre determinado tema para que evoluam no funil de vendas.
Para planejar e executar uma campanha eficiente de e-mail marketing, é importante levar alguns aspectos em consideração. Confira:
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Para isso, desenvolvemos diversos tipos de textos, entre eles, artigos para blogs, roteiros de vídeo, legendas para redes sociais, e-books, infográficos, whitepapers e conteúdo para e-mail marketing.
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Neste artigo mostramos o que é e-mail marketing e qual sua importância para um negócio. Também apresentamos os principais tipos de e-mail marketing e alguns aspectos que você deve considerar ao adotar essa estratégia em sua empresa.
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