Fogueira do Marketing recebe fundador da Consense em seu primeiro episódio

O profissional contou sua trajetória e abordou temas relacionados ao marketing de conteúdo.


Anderson Siqueira, fundador da consultoria de desenvolvimento organizacional e humano Consense, foi o entrevistado do primeiro episódio do podcast Fogueira do Marketing, que foi ao ar no dia 14 de março, na Veza TV.

Na oportunidade, ele contou que foi um adolescente extremamente nerd e comunicativo, o que o estimulou a optar pela faculdade de publicidade e propaganda.

“Logo no início da faculdade, tive uma oportunidade de estágio em uma empresa de tecnologia, na área de comunicação interna, o que acabou fazendo uma diferença muito grande nas minhas escolhas. Eu nunca trabalhei em agência, sempre fui para esse lugar do corporativo”.

Anderson ressalta ainda que a empresa de tecnologia em que ele trabalhava estava implantando um modelo de gestão participativa, que fez com que ele se apaixonasse por administração e por desenvolvimento organizacional.

“Fui me direcionando com especializações. Estudei psicologia organizacional e desenvolvimento de pessoas. Em seguida, abri minha primeira empresa com uma pessoa que trabalhava comigo e, depois de três anos, a sociedade acabou e nasceu a Consense, há oito anos”.

Siqueira abordou ainda a escolha do nome de sua empresa de consultoria. Conforme sua explicação, ele estava passando por um processo de coach, quando a profissional sugeriu que fizesse uma pesquisa com pessoas próximas, que dissessem palavras-chave a seu respeito.

“Apareceu muito a palavra ‘consenso’, mas fui pesquisar se já estava em uso e nada. Pensei até em usar ‘Konsenso’, com K, mas vi que era feio. Foi quando minha mãe sugeriu ‘Consense’, do nada, e eu amei esse nome. Só depois fiz um estudo de algumas palavras que se relacionavam com ‘Consense’: consciência, consenso, participação, sentido. Essas palavras têm tudo a ver com o nosso propósito”.

Questionado sobre as atividades realizadas pela Consense, Anderson afirma que seu trabalho é facilitar o desenvolvimento organizacional de empresas em crescimento.

“Uma empresa é um organismo vivo, que vive um processo de amadurecimento, de desenvolvimento de consciência. Esse processo tem percalços, dores, e nosso trabalho é ajudar as empresas a passarem por esses obstáculos, para poder destravar o próximo estágio de desenvolvimento, de consciência, de maturidade organizacional”.

Outro aspecto abordado por Anderson foi a importância do marketing para a Consense, já que ele sempre se preocupou em ter uma boa comunicação.

“Eu nunca fui o tipo de pessoa que abre um negócio sem um site. Além disso, eu trabalhei na Folha de São Paulo, e esse período de trabalho na Folha me deu também um conhecimento sobre essa ideia de editorias, de setorização da comunicação, de deixar as coisas bem resolvidas”.

Ele revela que seu maior desafio para criar conteúdos é que ele também era o educador por trás do método da Consense.

“Às vezes, eu tinha dificuldade por causa do preciosismo do educador, porque eu me comunicava muito a partir do conteúdo e não tanto a partir do público. Foi quando eu conheci a Camila Kawachiya, da MCR, e ela trouxe esse insight de que a comunicação precisa partir do cliente, do seu alvo, o que ele entende, qual é a dor dele, o que ele está buscando. Foi um processo muito importante”.

Anderson ressalta que começou a utilizar o marketing para captar clientes quando sua empresa tinha cerca de três anos, pois ele queria gerar vendas que não dependessem tanto dele, especialmente na primeira etapa do funil.

“A maioria dos nossos clientes vinha de indicação, e eu queria aumentar minhas vendas. Além disso, na época houve um boom de inbound marketing, e as pessoas falavam muito dessa estratégia, então eu achei importante olhar para o que estava acontecendo no mercado”, frisa.

De acordo com ele, a natureza do seu negócio, que é a educação, também foi decisiva para que ele investisse em marketing.

“Muitas pessoas fechavam conosco depois de assistir uma palestra minha, absorver meus conceitos. O conteúdo sempre foi na frente, o que me fez pensar que ter um vídeo ou texto meu na internet poderia atrair meu público”, analisa.

Ele afirma que as indicações continuam sendo sua fonte principal de negócios, mas que hoje a Consense realiza um trabalho proativo com relação a isso.

“Antes, a indicação ocorria quando o cliente desejava. Hoje, nós estimulamos nossos clientes a nos indicarem, temos uma estrutura muito madura de e-mail marketing e uma newsletter que sai semanalmente, com conteúdos nossos para nossa base.”

Conforme explicação de Anderson, a Consense ainda recompensa os clientes que indicam outros, quando estes fecham negócio, com a aplicação de um instrumento que ele tem certificado, chamado MBTI.

“Quando o cliente já utilizou essa ferramenta, ele pode passar a aplicação para sua esposa ou um colaborador. Nossos clientes aprovam essa iniciativa”, finaliza.


Conclusão

Neste texto, compartilhamos um breve resumo da entrevista de Anderson Siqueira, fundador da Consense, que participou do podcast Fogueira do Marketing.

Quer se aprofundar nesse bate-papo? Assista ao episódio.




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