Utilizar as heading tags H1, H2 e H3 é uma das práticas recomendadas para otimizar o SEO de um site.
Afinal, essa medida permite organizar visualmente um texto, e oferece uma estrutura que, além de agradar os olhos humanos, também é decodificável pelos algoritmos de buscadores, como o Google.
Na prática, essas tags desempenham um papel fundamental na escaneabilidade do texto e, consequentemente, nas estratégias de SEO.
Isso porque, ao atribuir hierarquias adequadas por meio do uso correto de H1, H2 e H3, você não apenas organiza o texto para uma leitura mais fluída, mas também indica aos robôs de busca a relevância e a importância de cada seção.
Por outro lado, aplicar essas tags de modo inadequado pode prejudicar a posição nos buscadores, na medida em que impacta negativamente na experiência do leitor e atribui uma hierarquia equivocada aos trechos do texto em questão, prejudicando seu destaque pelos mecanismos de busca.
Pensando na importância das heading tags, preparamos este texto para abordar o assunto. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto em tópicos. São eles:
Boa leitura!
As heading tags são soluções em formato HTML, que permitem organizar seu texto, tornando-o mais escaneável e melhorando a experiência do leitor do seu site, por meio de títulos e subtítulos.
Isso é fundamental para melhorar a posição dos sites nos mecanismos de busca, como o Google, uma vez eles levam em conta o comportamento do usuário para considerar uma página relevante e determinar sua posição.
Portanto, um site organizado, que proporciona uma leitura agradável e interessante, tem mais chances de ser encontrado por seu público.
Como enfatizamos no tópico anterior, a experiência do usuário determina a posição das páginas nos buscadores e quanto mais organizado e escaneável for um texto, melhor será a experiência do usuário.
Dessa forma, é importante organizar os títulos de forma lógica, usando H1, H2 e H3 para otimizar a experiência do seu leitor.
Isso vai fazer com que ele permaneça mais tempo na página, indicando para os buscadores que o conteúdo é relevante.
Essa medida, aliada a outras boas práticas de SEO, aumentam muito as chances de fazer com o que seu site ocupe as primeiras posições nas páginas de pesquisa.
Antes de aprender a utilizar o H1, H2 e H3,é importante organizar o conteúdo, levando em consideração sua ideia principal, os subtemas que compõem essa ideia, como dividir esse conteúdo para melhorar a experiência do leitor, como os subtemas serão estruturados e quais são as dores e demandas do seu público.
Depois de organizar o texto, você deverá saber quais elementos serão utilizados em cada parte do texto, aplicando as heading tags da seguinte maneira:
Exemplo de aplicação em um texto da Zéfini! Conteúdos:
[H1] Texto para LinkedIn: como criar boas oportunidades profissionais criando conteúdos nessa plataforma
[H2] Perfil pessoal: o que é, importância e tipos de conteúdo para produzir
[H2] O que postar no LinkedIn?
[H3] Artigos sobre sua área de atuação
[H3] Cases de sucesso
[H3] Conteúdos ricos
[H3] Conteúdos de apoio
[H2] 7 dicas de como preparar bons textos para o LinkedIn
[H3] Desenvolver uma headline de impacto
[H3] Deixar seu texto escaneável
[H3] Escrever de forma simples e direta
[H3] Ser autêntico
[H3] Utilizar CTA
[H3] Inserir hashtags nas publicações
[H3] Revisar seus conteúdos antes de publicá-los
[H2] Como a Zéfini! Conteúdo pode apoiá-lo
[H2] Conclusão
Utilizar esses tipos de heading tags também é possível, mas é algo incomum, uma vez que essa hierarquia está relacionada à relevância de cada tema.
Contudo, se o seu texto for muito longo, justificando sua utilização, é compreensível aplicar até H6 de modo a melhorar a usabilidade de página.
Na realidade, anteriormente isso poderia causar problemas, pois durante praticamente uma década não houve atualizações para facilitar as funcionalidades da linguagem HTML 4.
Porém, o HTML 5, desenvolvido e consolidado posteriormente, permite o uso de H1 em cada intertítulo sem prejudicar a experiência do leitor. Vale ressaltar, no entanto, que o meio convencional ainda é o mais conveniente, pois indica ao Google e demais buscadores o assunto que será abordado na página.
Nós, da Zéfini! Conteúdos, temos a missão de criar pontes por meio das palavras, conectando nossos clientes ao seu público e impulsionando o sucesso das empresas que nos contratam.
Somos especialistas em diversas modalidades de comunicação, entre elas, textos para sites, legendas para redes sociais, roteiros para vídeos, e artigos para blogs.
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Neste texto, você viu que:
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