Em geral, as empresas possuem (ou deveriam possuir) missão, visão e valores claros, que direcionam a maneira como se posicionam no mercado e administram seus negócios.
Esses três pilares são princípios básicos que servem como base para o funcionamento da instituição, estabelecendo o propósito da empresa, suas metas e princípios.
Independentemente se o seu objetivo é iniciar uma empresa ou reposicionar um negócio, é altamente recomendado que o tripé missão, visão e valores seja definido para fortalecer a cultura da organização.
Pensando nisso, preparamos o seguinte artigo a fim de detalhar esses conceitos. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos. Aqui, você verá:
Boa leitura!
Missão, visão e valores consistem em três conceitos essenciais para definir a identidade de uma empresa ou instituição, pois resumem as diretrizes que norteiam um negócio.
Na prática, esse tripé define quem é a empresa, qual é o seu propósito, quais são seus objetivos e a forma que ela opera, orientando suas decisões estratégicas.
Sua definição deve se dar no início da empresa e deve ser revisitada ao longo do tempo, já que um negócio pode sofrer alterações durante sua existência.
Missão, visão e valores são conceitos simples, mas muitas empresas confundem e não aplicam para a sua realidade de maneira assertiva. Por isso, a seguir, resumimos o que é missão, visão e valores.
A missão de uma empresa pode ser resumida como sua razão para existir. Assim, ela descreve sua principal atividade, quem é seu público e qual valor é entregue a ele.
Isso possibilita que líderes e colaboradores tenham claro qual é a essência da empresa e possam se identificar com ela, o que proporciona embasamento às decisões estratégicas.
Geralmente, a missão de uma empresa é associada ao seu DNA, pois ela é um fator decisivo para identidade de um negócio e não costuma ser frequentemente alterada com o passar do tempo.
Confira alguns exemplos de missões de grandes empresas:
Quando falamos em visão de futuro de uma organização, nós nos referimos ao lugar onde essa empresa deseja chegar, ou seja, o que ela pretende ser no futuro.
Diferentemente da missão, a visão costuma ser modificada ao longo do tempo, já que, enquanto a empresa cresce e se desenvolve, novos objetivos vão surgindo.
Ter uma visão bem definida é o que possibilita elaborar o planejamento estratégico, a fim de conquistar as metas estabelecidas.
Veja, a seguir, alguns exemplos de visão:
Os valores são princípios que regem a maneira como a organização irá proceder para alcançar suas metas. Mais do que crenças, esses princípios podem ser resumidos como comportamentos adotados pelos indivíduos que integram uma empresa, como colaboradores e proprietários.
Em geral, as empresas tendem a possuir entre cinco e seis valores, que devem ser cobrados como regras, fazendo com que a organização seja reconhecida por esses princípios.
Veja alguns valores de empresas conhecidas:
A missão, visão e valores de uma empresa são a base de sua cultura organizacional. Esses conceitos são incorporados ao longo do tempo nas organizações e dão suporte para o engajamento de colaboradores e líderes, e também na elaboração de planejamento estratégico, além de orientar o comportamento do time, que deve estar alinhado aos objetivos do negócio.
Para definir a missão, visão e valores de um negócio, é essencial que seus fundadores reflitam sobre o motivo de ter criado aquela organização, quais são seus objetivos com ela, e de que maneira a empresa se diferencia de suas concorrentes.
Trata-se de uma tarefa desafiadora, mas de extrema importância para o funcionamento de uma empresa, sendo assim, preparamos algumas dicas que irão apoiá-lo a estabelecer a missão, visão e valores do seu negócio. Veja:
Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos especialistas em criar pontes por meio das palavras, conectando as empresas que nos contratam ao seu público e impulsionando seu sucesso.
Para isso, desenvolvemos artigos para blogs, legendas para redes sociais, roteiros para apresentações comerciais, roteiros para vídeos institucionais, infográficos, e-books, textos para e-mail marketing e whitepapers, entre outros conteúdos.
Também temos expertise em apoiar nossos clientes que desejam definir missão, visão e valores para suas empresas. Precisa de algum desses trabalhos? Clique aqui e solicite um orçamento.
Neste artigo mostramos a importância da missão, visão e valores para o sucesso de uma empresa e como definir esses três pilares. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema.
COPYWRITING: APRENDA COMO VENDER UTILIZANDO A ESCRITA PERSUASIVA
MANIFESTO DE MARCA: DECLARE O SEU “PORQUÊ” E CONECTE-SE COM O PÚBLICO-ALVO
Zéfini! Conteúdos 2024 – Todos os direitos reservados