A figura do mestre de cerimônias é famosa na História: temos registros de emblemáticos oradores na Grécia Antiga, em Roma, e também em culturas orientais. Esse profissional, conhecido como MC, é o responsável por conduzir um evento ou festa do início ao fim, deixando os anfitriões tranquilos e livres para aproveitarem o momento.
Imagine uma convenção de vendas de uma grande empresa: centenas de colaboradores dessa corporação reunidos por dias em um hotel, realizando treinamentos e confraternizando. Ou então uma conferência que pode se estender por um dia inteiro. Por melhor que o MC seja no improviso, com tantas informações, nomes e dados a anunciar, a chance de se confundir é grande. Para evitar que isso aconteça, existe o roteiro para mestre de cerimônias.
Preparamos um texto todo dedicado a explicar o que é um roteiro de mestre de cerimônias e como ele é preparado! Vem com a gente!
O roteirista é o profissional responsável por criar todo o script de um evento. Assim como em um set de cinema ou em uma peça de teatro, um evento também é uma produção, e no roteiro estão indicadas as falas, a entrada e saída de pessoas, e também elementos técnicos, como luz e som. Até aquelas famosas piadas de mestre de cerimônias, que parecem espontâneas, quase sempre estão previstas no roteiro!
O roteiro para mestre de cerimônia é fundamental para que um evento transcorra com fluidez e seja bem sucedido, tanto para os participantes, quanto para a organização do evento. Um bom roteiro dá segurança ao mestre de cerimônias, funcionando como a “agulha e a linha” que o MC tem à disposição para ir costurando todo o evento, da abertura ao encerramento.
É o roteiro de mestre de cerimônias que garante que as mensagens que devem ser ditas pelo MC, sejam, de fato, transmitidas – ou seja, que não fique nada para trás, mas, além disso, que elas estejam bem encadeadas e façam sentido. Assim, o público efetivamente as compreende e tem uma experiência muito mais agradável e marcante no evento, o que é fundamental, principalmente, em eventos corporativos. Afinal, uma empresa que faz um investimento considerável em um evento quer ter certeza de que seus colaboradores presentes estejam realmente captando a mensagem, não é mesmo?
A Zéfini! Conteúdos atua há 10 anos no mercado de comunicação para eventos e é especializada na criação de roteiros de mestre de cerimônias, auxiliando agências responsáveis pela produção de conferências e convenções para o mercado corporativo.
Existem etapas fundamentais para a criação dos roteiros, que não podem ser ignoradas. Como toda mensagem formulada para ser transmitida, o roteiro para mestre de cerimônias também é um texto e, por isso, é muito importante que seja escrito com atenção e cuidado, pois seu conteúdo impacta diretamente no sucesso do evento.
Com nossa expertise, entendemos que as etapas para a elaboração de um roteiro de mestre de cerimônia são:
O cliente oferece uma visão geral de como será o evento, qual será o papel do MC na solenidade e quais os seus objetivos e peculiaridades. Com todos os detalhes bem esclarecidos, a Zéfini! Conteúdos monta um orçamento personalizado, que contempla as demandas do cliente.
Depois de aprovado o orçamento, fazemos uma reunião de alinhamento, com a equipe de atendimento da Zéfini! Conteúdos, o roteirista e o cliente.
É nessa reunião que debatemos e analisamos informações bastante específicas sobre o evento, e definimos as intervenções necessárias do MC. É muito importante que todos os passos sejam discutidos.
Esse é o momento em que o roteirista de mestre de cerimônias recolhe todos os elementos de que precisa para a criação do roteiro. Por isso, essa reunião pode ser um pouco mais longa e é de extrema importância.
Essa é a hora em que o roteirista coloca a mão na massa. Ele organiza todas as informações e desenvolve uma primeira versão do roteiro, buscando colocar em palavras e num formato coerente e assertivo todas as mensagens a serem transmitidas pelo MC.
Assim que o roteiro para mestre de cerimônias fica pronto, a primeira versão é enviada ao cliente, ou também pode ser agendada uma apresentação do material, de acordo com a preferência do contratante.
Em seguida, caso o cliente solicite algum ajuste de conteúdo, é o momento de realizá-lo, até que o roteiro seja totalmente aprovado.
Depois da aprovação final do roteiro de mestre de cerimônias, há duas etapas opcionais. Alguns clientes solicitam uma apresentação do roteiro ao mestre de cerimônias, realizada pelo próprio roteirista.
Nessa apresentação, o roteirista pode transmitir ao MC todas as nuances e ênfases que previu no momento da criação. É a hora de deixar suas intenções bem claras para o MC, para que este possa realizar o discurso de forma ainda mais fluida, tendo as dicas do próprio autor.
Depois, é a etapa do ensaio técnico, no local do evento, geralmente na véspera. Alguns clientes também solicitam que o roteirista participe do ensaio e algumas vezes até mesmo do evento.
Estando presente, o roteirista pode fazer algum ajuste de última hora no roteiro, caso seja necessário, ou mesmo ensaiar alguma passagem específica com o MC.
Tudo isso depende muito de cada evento e cada cliente, e é totalmente personalizado, para que todos fiquem seguros e o evento corra perfeitamente!
É verdade que o roteirista tem materiais confidenciais que não pode compartilhar — muitos roteiros de mestre de cerimônias são destinados para uso interno da empresa contratante e, portanto, não podem ser divulgados. Mas sempre há materiais que ele pode compartilhar.
Antes de fechar negócio com um roteirista, peça para ter acesso a alguns dos roteiros não confidenciais ou filmagens de eventos que ele roteirizou.
Veja não só o LinkedIn do roteirista, mas também procure por outras redes sociais. Com o conteúdo que você vai encontrar, já será possível entender o background que ele tem, captar um pouco de seu estilo e experiências e até mesmo, eventualmente, você pode encontrar depoimento de clientes.
Apesar de ainda não serem muito numerosas no mercado, hoje existem empresas especializadas na criação de roteiros para mestres de cerimônias, como nós, da Zéfini! Conteúdos.
Trabalhamos somente com profissionais especializados no mercado de eventos e roteiros, qualificados para a criação de roteiros de mestre de cerimônias e também temos parcerias com diversas produtoras de vídeo.
Está organizando um evento para a empresa em que trabalha ou para seu próprio negócio? Entre em contato com a gente e teremos prazer em atendê-lo e mostrar alguns roteiros de mestre de cerimônias que já elaboramos.
Zéfini! Conteúdos
(11) 3426-9654
VEJA TAMBÉM NO BLOG DA ZÉFINI:
ROTEIRISTA DE VÍDEO INSTITUCIONAL: O QUE É E COMO CONTRATAR
OS TRÊS PILARES DE UMA BOA APRESENTAÇÃO COMERCIAL
POR QUE AS EMPRESAS DEVERIAM TREINAR OS SEUS COLABORADORES POR MEIO DE VÍDEOS?
Zéfini! Conteúdos 2024 – Todos os direitos reservados