Quando falamos em SEO (otimização para motores de busca), um dos termos que vêm à tona é palavra-chave.
Isso porque as palavras-chave são um dos principais recursos para otimizar um conteúdo e conseguir posições de destaque nas páginas de pesquisa de buscadores, como o Google.
Sendo assim, se sua empresa possui um site, é essencial que você aplique as palavras-chave adequadas em suas páginas, para atrair mais leitores e potenciais clientes.
Por esse motivo, preparamos este conteúdo para ajudá-lo a compreender melhor esse conceito. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:
Boa leitura!
As palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que os usuários inserem nos buscadores a fim de responderem suas dúvidas e solucionar suas dores.
Para profissionais de marketing de conteúdo, consistem em um super recurso, nos quais eles se baseiam para criarem seus textos para blogs e sites.
Quando escolhemos uma palavra-chave para determinado conteúdo, estamos dizendo aos buscadores de qual assunto ele trata.
Assim, ao fazer uma escolha assertiva, esse conteúdo será mostrado às pessoas que efetuarem uma pesquisa utilizando aquela palavra-chave.
Utilizar as palavras-chave corretas em suas páginas possibilita que um negócio seja encontrado na internet por pessoas interessadas naquele tema.
Com isso, os textos podem ser lidos e compartilhados, chegando a potenciais clientes e, por consequência, aumentando suas vendas.
Porém, é preciso escolher as palavras-chave de modo estratégico, para garantir que um negócio se destaque entre tantos outros presentes na web.
Nesse sentido, deve-se levar em consideração as possíveis dúvidas dos leitores que se encontram em diferentes etapas do funil de vendas, e criar materiais que realmente resolvam seus problemas.
Lembre-se que o seu conteúdo é o primeiro contato que sua empresa terá com seu público, sendo um fator decisivo para conquistá-lo, na medida em que permite criar uma relação de confiança entre o cliente e a marca.
As palavras-chave negativas são aquelas que permitem informar ao Google, em uma campanha de Ads ou grupo de anúncios, quais as expressões e termos você não quer associados à sua marca.
Por exemplo, se você vende acessórios produzidos no Brasil apenas, você pode inserir como palavra-chave negativa o termo “importados”. Desse modo, seus anúncios não serão exibidos para pessoas que pesquisarem por “acessórios importados”, qualificando seus leads.
As palavras-chave head tail, ou calda curta, são termos compostos por uma ou duas palavras que definem o core business de um negócio, podendo ser desmembradas em diversos conteúdos.
Tratam-se de termos genéricos que apresentam grandes volumes de busca, por isso, há muita concorrência em torno dessas palavras-chave.
Já as long tail, ou calda longa, são termos mais longos e específicos que apresentam menos busca, mas têm o potencial de entregar uma taxa de conversão muito maior do que termos mais amplos e com alto volume de pesquisa.
Isso ocorre porque as pessoas que utilizam palavras-chave de calda longa estão procurando algo específico, ou seja, estão mais avançadas em sua jornada de compras e mais próximas de converter.
Agora que você já sabe o que são palavras-chave e qual é a sua importância para o seu negócio, vamos mostrar como aplicar palavras-chave na sua estratégia de SEO. Confira:
Sabe aquela breve explicação que aparece no Google logo abaixo dos títulos em suas pesquisas? É a metadescrição de um conteúdo.
É importante inserir as palavras-chave nesse pequeno texto, que deve ser escrito de forma direta e estimulante para incentivar os usuários a visitarem sua página.
O endereço da página também deve conter a palavra-chave. Além disso, ele deve ser simples e objetivo, para proporcionar a melhor experiência ao usuário.
O título de SEO, que será exibido quando o seu conteúdo aparecer nas pesquisas realizadas pelo Google, também deve contar com a palavra-chave previamente definida. Além disso, o próprio título do blog deve conter esse termo.
Os títulos internos do artigo, como H1, H2 e H3, por exemplo, são outro local em que a palavra-chave deve estar presente.
Diferentemente do SEO Title, que tem a função de fazer o usuário sair da página de busca e entrar em seu site, o Title Tag é um recurso que visa estimular o leitor a permanecer em sua página, lendo seu artigo. Assim, a palavra-chave pode aparecer em diferentes intertítulos.
As palavras-chave devem ser inseridas para aprimorar o conteúdo de um blog, porém, não se deve perder de vista as expectativas da persona.
Nesse sentido, convém utilizar os termos definidos nos posts blogs, nos títulos, ao longo do artigo, alguns intertítulos e na descrição das imagens, mas é fundamental manter a naturalidade ao preparar o texto.
Afinal, textos forçados, com excesso de palavras-chave cansam o leitor e podem fazê-lo desistir de ler seu conteúdo até o fim.
Lembre-se sempre de que você deve escrever pensando na experiência das pessoas, e não exclusivamente para os buscadores, caso contrário, pode não ter os melhores resultados.
Nesse sentido, o ideal é preparar um conteúdo que traga valor, responda dúvidas e solucione dores, já que o próprio Google considera isso para ordenar os resultados de suas buscas.
Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos especializados em criar pontes por meio das palavras, conectando nossos clientes ao seu público-alvo.
Podemos ajudá-lo a escrever artigos otimizados, com as palavras-chave ideais para atrair leads para sua empresa.
Neste artigo, você viu que:
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