Press release: o que é, qual é a função e como criar o seu

Release é um comunicado disparado à imprensa com o objetivo de gerar mídia espontânea para determinada pessoa ou instituição. Quer saber como preparar esse tipo de texto? Acompanhe as próximas linhas.

Anteriormente, redigir um press release era o papel de assessores de imprensa, dedicados a gerar mídia espontânea para determinada figura pública ou instituição.

Porém, na atualidade, pessoas que trabalham com marketing ou desejam divulgar qualquer produto, serviço ou evento também precisam se relacionar com os canais de comunicação, utilizando o release para alcançar esse objetivo.

Pensando nisso, preparamos este artigo, mostrando o que é um press release, qual é a sua função e como preparar esse tipo de material. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos. Aqui, você verá:

Boa leitura!


O que é um release

Release é uma expressão em inglês, que deriva do verbo to release, e significa liberar ou lançar. Essa palavra é usada como abreviação de press release, um tipo de comunicação utilizada na assessoria de imprensa.

Seu papel é gerar mídia espontânea para uma empresa ou pessoa, promovendo acontecimentos que podem ser de interesse dos canais de comunicação.

Isso pode incluir uma promoção, o lançamento de um produto ou serviço, a realização de um evento ou abertura de uma filial.

O texto deve ser escrito em um determinado formato, que vamos ensinar neste artigo, e encaminhado à imprensa, para que possa ter chances de aparecer em jornais, sites, TV, rádio e outros veículos.


Qual é a função de um release

Um release tem a função de fazer uma ponte entre a instituição ou figura pública e a imprensa, fazendo com que os meios de comunicação compartilhem uma novidade ou fato em forma de notícia.

Essa ferramenta foi desenvolvida em 1906 por Ivy Lee, o pai das relações públicas modernas com a finalidade de pautar os jornalistas e facilitar seu trabalho, fornecendo a eles dados relevantes, organizados e confiáveis.

Nesse sentido, fatos positivos podem ser propagados por meio de releases de forma a proporcionar credibilidade à instituição. Do mesmo modo, releases podem ser úteis para contornar crises, esclarecendo os fatos e contornando a narrativa.

Na prática, o release serve para aumentar o alcance de uma informação, garantindo que uma mensagem seja passada ao público.


Tipos de release

Agora que você sabe o que é um release e para que serve essa ferramenta de comunicação, vamos mostrar os principais tipos de release utilizados pelas organizações.


#Release padrão


Utilizado para divulgar um fato específico, esse tipo de texto tem o objetivo principal de informar e fazer com que a mídia realize uma cobertura on-line e/ou offline.

Ao elaborar esse tipo de comunicado, é importante inserir o máximo de informações possível a fim de tirar todas as dúvidas do interlocutor, além de aspas de entrevistados e fotos.


 #Editorial


Esse tipo de release é um texto opinativo, em primeira pessoa, em formato de entrevista e muito utilizado para gerenciar crises. A mensagem é assinada e pode ser utilizada pelos canais de comunicação como um depoimento oficial sobre determinado assunto.


#Release dirigido


Um release dirigido tem características semelhantes às do release padrão, porém sua função é atingir determinado nicho ou veículo.

Em geral, esses releases são exclusivos, o que estimula o jornalista a publicar a pauta, e sua linguagem e mensagem são personalizadas.


#Release de evento


Um release de evento pode ser vinculado a um convite e disparado para a imprensa a fim de divulgar ações de determinada empresa ou pessoa.

O objetivo é atrair jornalistas, influenciadores e comunicadores em geral para realizar uma cobertura, gerando mídia orgânica.

Nesse tipo de release, é conveniente reservar um espaço para incluir dados como data, hora, local, se é necessário credenciamento e se haverá transmissão on-line.


Como preparar um release


Agora você vai aprender como preparar um release. Mas antes, vamos explicar os canais utilizados para divulgá-lo.

Antigamente, os releases eram entregues no formato impresso, agora o e-mail é uma ferramenta muito utilizada para essa finalidade. Na prática, costuma-se inserir um resumo da mensagem no corpo do e-mail e mandar um texto maior e mais detalhado de forma anexa.

Além disso, muitos profissionais utilizam outras formas de entrar com contato com a imprensa, podendo ser por meio de WhatsApp, Messenger ou mensagens diretas de outras redes sociais, como o Instagram, o LinkedIn e o Twitter.

Veja, a seguir, as nossas dicas para estruturar um bom release:

  • Considere a relevância do fato que pretende noticiar, afinal, ele deve ser de interesse público e ter relação com a editoria em que o jornalista atua.


  • Leve em conta o timing do seu texto. Não deixe que uma pauta esfrie antes de torná-la pública.


  • Dê uma atenção especial à estrutura do texto, que deve seguir um padrão jornalístico, com título, subtítulo, lide, corpo do texto e informações extras.


  • Lembre-se que o lide, ou os primeiros parágrafos do seu texto, devem responder aos cinco W do jornalismo, que podem ser traduzidos como: O quê? Como? Onde? Quando e Por quê?


  • Crie um título direto, objetivo e atrativo, que resuma seu texto.


  • Utilize uma linguagem formal, jornalística (mas há exceções! No marketing digital, você pode focar no público que deseja atingir).


  • Insira todas as informações necessárias para que os comunicadores associem seu release à sua empresa, incluindo questões de identidade visual, como logotipo e um resumo sobre o negócio.


  • Otimize seu texto para mecanismos de busca, levando em consideração que muitos portais on-line podem publicá-lo na íntegra.


  • Acrescente informações de um contato com quem o comunicador pode falar para obter mais informações caso se interesse pela pauta.


  • Selecione os jornalistas, veículos e editorias que possam se interessar pelo seu material e personalize uma mensagem escrita antes do texto para tornar seu release mais atrativo.


  • Além de enviar para os jornalistas certos, você deve também postar em seus canais de comunicação, como blogs e redes sociais, a fim de aumentar o alcance de sua mensagem.


Sobre a Zéfini! Conteúdos

Nós, da Zéfini! Conteúdos, temos o propósito de apoiar as empresas a construírem pontes por meio das palavras, conectando-se com seu público. 

Para isso, produzimos conteúdos nos mais diversos formatos, incluindo roteiros, artigos, legendas para redes sociais e releases.

Se você precisa de um desses serviços, entre em contato conosco e solicite um orçamento, clicando aqui.


Conclusão


Neste artigo mostramos o que é press release, qual é a sua função e como preparar esse tipo de texto. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema.



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