Redator de texto para blog: qual é a importância desse profissional para sua empresa

Um blog corporativo permite que sua empresa seja encontrada no Google, além de outras vantagens como a possibilidade de gerar conexão com o público e garantir o aumento nas vendas.Porém, só é possível alcançar esses benefícios com o apoio de um redator de texto para blog experiente. Saiba mais!


Contar com um bom redator de texto para blog é fundamental para sua empresa. Afinal, potenciais clientes pesquisam sobre seu segmento no Google e ser encontrado no buscador representa a possibilidade de fechar negócios e alcançar grandes lucros.


Para se ter uma noção, uma pesquisa realizada em 2021 pela agência de SEO Hedgehog Digital e divulgada no site E-commerce Brasil, concluiu que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de realizar uma compra.


Outro levantamento, realizado pela Statista, indicou que 75% das pessoas compram on-line ao menos uma vez por mês, sendo que 20% efetuam compras on-line uma vez por semana.

As vantagens de ter um blog corporativo são inúmeras, mas só é possível alcançá-las com o apoio de profissionais especializados. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como funciona o trabalho de um redator de texto para blog, entre outras informações referentes ao tema.

Nosso conteúdo está dividido nos seguintes tópicos:

  1. Quais são as vantagens de ter um blog corporativo?
  2. Como criar e manter um blog?
  3. Redator de texto para blog: quais são as habilidades necessárias
  4. Sobre a Zéfini! Conteúdos
  5. Conclusão

Boa leitura!


Quais são as vantagens de ter um blog corporativo?

Ter um blog corporativo proporciona uma série de benefícios para uma empresa, entre eles, podemos destacar:


Mais visibilidade

Uma das grandes vantagens de ter um blog é a possibilidade de atrair mais visitantes para o site de sua empresa, o que permite divulgar seus produtos e serviços de maneira eficaz e conquistar popularidade na internet por meio de estratégias de marketing digital.

E o melhor de tudo é que o tráfego orgânico gerado pelo blog dispensa investimento em anúncios, tornando-se uma alternativa que apresenta uma excelente relação custo-benefício.

Conexão com o público

Ter um blogtambém permite a criação de um vínculo entre sua empresa e o público, especialmente se você contar com um redator experiente e capaz de solucionar as dores dos seus potenciais consumidores.

Essa habilidade é de extrema importância, pois fará com que sua empresa seja lembrada de maneira positiva.

Consumidores aprendendo sobre seus produtos e serviços

Pode ser que seu público-alvo ainda não saiba que precisa dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. A boa notícia é que um blog corporativo permite entender as necessidades da persona e abordá-las de acordo com um bom planejamento estratégico e seguindo as etapas do funil de vendas.

Compreensão sobre o comportamento e preferências do consumidor

Na medida em que seu público interage com os textos do seu blog, você consegue entender seu comportamento e preferências. Desse modo, é possível otimizar os serviços oferecidos por sua empresa, conforme a expectativa dos clientes e gerar informações de grande valor para os profissionais de vendas.

Credibilidade e autoridade

Postar textos referentes às especialidades da sua empresa é uma maneira de conquistar autoridade e a confiança do público. Isso porque, conforme já enfatizamos neste artigo, seu leitor busca solucionar um problema que irá conseguir resolver com o auxílio de seu conteúdo, lembrando-se disso mais tarde.

Aumento nas vendas

Conforme mostramos na introdução deste artigo, 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de realizar uma compra. Ou seja, uma empresa que aparece nos resultados do buscador tem mais chances de aumentar suas vendas.


Como criar e manter um blog?

Para criar seu blog corporativo, você vai precisar contar com o apoio de um profissional especializado no desenvolvimento de sites. Isso porque as páginas do blog, além de atrativas e funcionais, devem ser otimizadas para ser encontradas por quem pesquisa no Google.

Também vai precisar de um estrategista de marketing digital, que irá definir quem é seu público-alvo, quais são as palavras-chaves buscadas por ele e, a partir dessas palavras, propor pautas para o seu blog.

Por fim, é indispensável ter o apoio de um redator de blog, que deve, necessariamente, dominar a língua portuguesa e saber como funciona a escrita direcionada ao Google, uma vez que o texto de blog precisa contemplar tanto usuário quanto os robôs do buscador.

A criação de textos para blog passa por algumas etapas. São elas:

Pegar o briefing com o cliente;

Realizar pesquisas;

Preparar uma primeira versão do texto;

Enviar para o cliente validar; e

Realizar a revisão ortográfica e gramatical.

A seguir, explicamos cada uma dessas etapas mais detalhadamente:

Pegar o briefing com o cliente

O primeiro passo na hora de preparar um texto para blog corporativo é pegar o briefing. Na prática, o profissional responsável por essa etapa irá se reunir com o cliente e levantar os insumos mais técnicos sobre o tema a ser abordado.

Caso o cliente não tenha essa disponibilidade, o profissional pode realizar a pesquisa dos temas, que serão, posteriormente, validados pelo contratante.

Realizar pesquisas

Com o briefing em mãos, o redator irá pesquisar sobre o tema e reunir o máximo de informações relevantes a fim de criar um conteúdo rico, que responda à intenção do usuário e ao mesmo tempo seja amigável aos mecanismos de busca.


O redator de textos para blog deve ser um profissional multifaceto, ávido por novos conhecimentos


Preparar uma primeira versão do texto

Depois de levantar dados importantes, que irão enriquecer seu texto, o redator irá preparar a primeira versão do artigo, que será apresentada ao cliente.

Enviar para o cliente validar

O próximo passo é enviar o material para aprovação e realizar eventuais ajustes que o cliente possa sugerir. Essa etapa é muito importante, pois garante que o resultado final contemple as expectativas criadas em torno do conteúdo.

Realizar a revisão ortográfica e gramatical

Para concluir, é fundamental realizar uma revisão de língua portuguesa, a fim de eliminar erros ortográficos, gramaticais e de digitação. Mas, atenção: convém que esse trabalho seja realizado por um revisor que ainda não teve contato com o texto, evitando assim uma leitura viciada.


Redator de texto para blog: quais são as habilidades necessárias

Conforme mencionamos no tópico anterior, um bom redator de texto para blog reúne algumas características indispensáveis.

Em primeiro lugar, são pessoas que se interessam pela arte da escrita e sabem fazer isso como ninguém, convertendo palavras em resultados para um negócio.

Mas, para ter esse impacto, é necessário dominar o idioma e também as técnicas que permitem tornar um texto amigável para buscadores, como o Google.

Também é importante que o redator esteja habituado a realizar pesquisas aprofundadas sobre os temas que aborda em seus conteúdos e fique atento às atualizações do algoritmo.

Por fim, é desejável contar com um profissional organizado e comprometido, que consiga criar artigos sob demanda, respeitando prazos.




Ter um bom domínio de Língua Portuguesa e ser rigoroso com prazos são características importantes para um bom redator de textos para blog


Sobre a Zéfini! Conteúdos

Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos uma agência de produção de conteúdo que se propõe a criar pontes por meio das palavras.

Nosso principal objetivo é contribuir com as empresas que nos contratam a fim de se conectar verdadeiramente com o seu público.

A criação de textos para blogs faz parte de nosso rol de especialidades, afinal, é um trabalho que executamos há mais de 10 anos para clientes de todos os portes e segmentos.

Para isso, contamos com redatores experientes e qualificados, capazes de produzir textos envolventes, capazes de engajar o público das organizações e potencializar as vendas das empresas.

Tem interesse nesse serviço? Entre em contato, clicando aqui.


Conclusão

Neste artigo, você viu que:

  • Potenciais clientes realizam pesquisas no Google antes de comprar;
  • Ter um blog corporativo é uma maneira de sua empresa ser encontrada pelo público;
  • Para criar e manter um blog, é importante criar com o apoio de um redator profissional, que garanta o alcance dos resultados desejados;
  • Contar com um blog tem diversas vantagens, entre elas, mais visibilidade para a empresa, conexão com o público-alvo da organização e possibilidade de entender o comportamento e as preferências do consumidor;
  • Para criar um texto para blog é necessário passar por diversas etapas, desde a coleta do briefing até a revisão ortográfica e gramatical;
  • Um bom redator de textos para blog deve reunir diversas características, entre elas, dominar a língua portuguesa e técnicas de SEO;
  • Por fim, ressaltamos que nós, da Zéfini! Conteúdos, somos especialistas nessa modalidade de texto e podemos contribuir com a performance da sua empresa.

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