Os eventos corporativos são fundamentais para os negócios, pois permitem que as empresa se aproximem mais de seus colaboradores, clientes e parceiros profissionais, engaje seus times, divulgue suas soluções etc.
Porém, para se beneficiar dessa estratégia, as organizações devem planejar cada detalhe desse acontecimento, incluindo o roteiro de eventos, que entre outras funções, tem o papel de oferecer suporte às falas e ações do mestre de cerimônias.
Afinal, ainda que esse profissional seja experiente, o número de informações, nomes e dados que devem ser mencionados é muito grande, o que pode causar confusão.
Preparamos este artigo especialmente para compartilhar informações importantes sobre a produção de roteiro de eventos. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso conteúdo em tópicos. São eles:
Acompanhe nosso texto até o fim!
Antes de falar sobre o roteiro de eventos propriamente dito, precisamos esclarecer a importância dos eventos corporativos.
Investir em um evento corporativo é uma medida estratégica, que pode ser extremamente vantajosa para uma organização. Isso porque permite à empresa fortalecer suas conexões e expandir seus negócios.
Além disso, um evento corporativo pode ter outras finalidades, como capacitar, engajar e reconhecer colaboradores, influenciar a maneira como os clientes enxergam a marca e lançar produtos e serviços.
Porém, para alcançar os resultados desejados, é fundamental contar com um bom roteiro de eventos, que garanta a fluidez das falas do apresentador e o bom andamento “técnico” do evento.
Em um evento corporativo, o apresentador deve seguir um plano para determinar a ordem de suas falas e ações.
Esse texto é o roteiro de eventos, que proporciona segurança ao mestre de cerimônias e garante que não ocorra nenhum problema, como deixar de anunciar uma presença ou abordar um tema importante.
Além disso, o roteiro de eventos também possibilita que o discurso do apresentador esteja alinhado à proposta do evento, garantindo que seus objetivos sejam alcançados.
Outra importante função desta modalidade de roteiro é oferecer direcionamentos técnicos para a equipe de backstage, como entrada de músicas ou vinhetas, mudanças de luz ou cenário, orientações de tempos e momento etc.
Para fazer seu roteiro, em primeiro lugar, é essencial definir o objetivo do evento e de que maneira se pretende impactar os participantes. Entre os objetivos mais comuns, podemos destacar:
Em seguida, é necessário seguir uma série de etapas para atingir sua meta. Confira o que deve ser feito:
É impossível criar um bom roteirose você não souber detalhes importantes, como o público-alvo e a linguagem utilizada por ele, o estilo dos palestrantes e o tema do evento.
Por outro lado, uma pesquisa mais aprofundada sobre esses fatores permitirá criar um enredo envolvente, capaz de engajar a audiência com assuntos de seu interesse e uma abordagem atrativa.
Um bom evento pode requerer a participação de palestrantes e mediadores que despertem a atenção do público-alvo. Por isso, é indispensável analisar como essas pessoas podem agregar valor ao seu evento.
Além disso, recomendamos mesclar as atrações, como palestras e apresentação de cases, para tornar seu evento mais dinâmico, e escolher títulos chamativos para as intervenções.
Muitas apresentações em eventos corporativos e/ou institucionais são realizadas no formato de entrevistas, o que requer determinados cuidados para que o palestrante se sinta confortável e o público compreenda suas respostas.
Primeiramente, é necessário conhecer o palestrante, sua trajetória, área de atuação e realizações e elaborar questionamentos relacionados a esses temas.
Além disso, sempre que houver dois ou mais palestrantes, você deve deixar claro para quem a pergunta é direcionada, ou se todos podem respondê-la.
Na hora de fazer a pergunta, contextualize o assunto, para que os presentes compreendam exatamente do que se trata, sabendo que o tempo de resposta pode variar e o ideal é não ultrapassar 5 minutos.
Por fim, tenha sempre perguntas “extras”, para evitar lacunas na apresentação, já que alguns questionamentos podem ser respondidos durante o discurso do palestrante.
O discurso de abertura de um mestre de cerimônias pode começar com as boas-vindas ao público, por meio de uma frase formal, como: “Boa noite. É uma alegria recebê-los neste evento”.
Para causar o devido impacto, ele ainda contar uma história envolvente relacionada ao tema e objetivo da sua apresentação.
Além disso, é possível recorrer a outros recursos bastante eficientes, entre eles:
Se você deseja contratar um profissional especializado na criação de roteiro de eventos, deve se atentar a alguns aspectos importantes, que permitem fazer a escolha certa.
O primeiro passo é solicitar o portfólio do roteirista para conferir seu trabalho antes de fechar o negócio. Apesar de muitos materiais serem confidenciais, outros poderão ser compartilhados, o que dará a você uma noção do que esperar.
Também é possível pesquisar as redes sociais do profissional, a fim de entender seu estilo, analisar sua experiência e quem sabe encontrar o depoimento de algum cliente.
Você também pode contatar empresas especializadas na criação de roteiro para eventos, como é o caso da Zéfini! Conteúdos. No próximo tópico, mostramos como nossos roteiros são desenvolvidos.
Agora que você já viu como funciona a criação de um roteiro para eventos, vamos mostrar de que maneira desenvolvemos esse serviço aqui na Zéfini! Conteúdos.
Nosso primeiro passo é entender a proposta do evento, englobando suas particularidades, e montar um orçamento personalizado para um roteiro que contemple as necessidades do nosso cliente.
Após a aprovação do nosso orçamento, iniciamos o processo de briefing, que começa com uma reunião entre nossa equipe — composta por roteiristas, redatores e revisores profissionais — e o cliente.
Nesse momento, coletamos todas as informações para a criação do roteiro, como dados específicos sobre o evento e intervenções do apresentador. Essa reunião costuma ser longa, mas é de extrema importância para o sucesso da realização.
Nessa etapa, reunimos as informações levantadas e elaboramos a primeira versão do roteiro para eventos, que deve conter todas as mensagens a serem transmitidas pela pessoa que conduzirá a apresentação, de maneira coerente.
Quando a primeira versão do roteiro é finalizada, enviamos o material ao cliente ou agendamos uma apresentação presencial, conforme sua preferência. É nessa hora que o contratante solicita os ajustes que achar necessário para aprovar sua versão final.
Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos uma agência especializada em produção de conteúdo, incluindo roteiro para eventos. Nossa meta é conectar as empresas ao seu público-alvo por meio de palavras, com criatividade, paixão e qualidade.
Com mais de dez anos de atuação, atendemos a clientes de diversos portes e segmentos, criando nossos materiais a partir de uma metodologia exclusiva, que contempla as melhores práticas de comunicação e marketing.
Lendo esse artigo, você viu que:
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