Como elaborar um script para evento?

Um script de evento consiste em um roteiro que engloba todas as etapas de uma cerimônia, incluindo as falas do apresentador, elementos técnicos, a entrada e saída de pessoas etc.Neste artigo, mostramos a importância desse recurso para o sucesso de um evento e como ele é elaborado, entre outras informações. Saiba mais!

Eventos corporativos podem ter diversas finalidades: promover a interação entre uma equipe, proporcionar novos conhecimentos aos colaboradores e fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros comerciais estão entre eles.

Porém, organizar um evento pode ser bastante desafiador, pois envolve inúmeros detalhes, como encontrar um local com uma infraestrutura adequada e contratar profissionais competentes, como é o caso do mestre de cerimônias (MC), a pessoa responsável por conduzir a solenidade.

Para garantir que a cerimônia atinja a expectativa dos organizadores, ainda é fundamental desenvolver um script para evento, o que irá impactar no resultado final. Pensando nisso, preparamos este artigo sobre o tema.

Para tornar sua leitura mais dinâmica, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:

Script de evento: o que é?

Como um script para evento é desenvolvido?

Como contratar um profissional para elaborar um script para o seu evento?

Sobre a Zéfini! Conteúdos

Conclusão



Boa leitura!


Script de evento: o que é?

Um script de evento é um texto criado por um roteirista profissional, em que são previstas todas as etapas da cerimônia. Isso inclui elementos técnicos, a entrada e saída de pessoas e tudo o que é dito pelo mestre de cerimônias.

Por meio desse recurso, é possível assegurar que as falas do MC sejam bem construídas, de modo a transmitir sua mensagem. Isso impacta diretamente na experiência do público e no retorno do investimento feito para realizar o evento. 

Na prática, o script é fundamental para o sucesso do evento, uma vez que proporciona segurança ao profissional encarregado de apresentar a solenidade, garantindo que os objetivos da organização sejam alcançados.


Como um script para evento é desenvolvido?

Para desenvolver um bom script de evento é fundamental percorrer algumas etapas, que elencamos a seguir:

Orçamento

Briefing

Criação

Aprovação

Apresentação do script ao MC



Confira mais detalhadamente:


Orçamento

O primeiro passo para desenvolver um script para o seu evento é expor um panorama de como será a solenidade ao roteirista, que deverá desenvolver um orçamento com base nas suas necessidades, levando em consideração cada detalhe.


Briefing

Após a aprovação do orçamento e contratação do roteirista ou da agência de comunicação especializada em script de evento, é o momento de realizar uma reunião, na qual serão compartilhadas informações específicas sobre a solenidade.

É nessa hora que se define quais serão as intervenções realizadas pelo mestre de cerimônias e todos os elementos importantes para a elaboração do script.

Essa reunião costuma ser longa, uma vez que vários detalhes devem ser analisados. Mas é um passo fundamental para garantir o sucesso do evento.


Criação

A próxima etapa é a criação do script de evento em si. É nessa fase do trabalho que o roteirista utiliza as informações que reuniu para elaborar o texto que será apresentado pelo mestre de cerimônias.

É de extrema importância que as informações sejam organizadas de modo assertivo e coerente para que todas as pessoas presentes no evento captem a mensagem que se deseja transmitir.

Roteirista escreve script para eventos. Imagem: Freepik
A criação de script para eventos é uma das especialidades de Zéfini! Conteúdos

Aprovação

Quando o script de evento fica pronto, o próximo passo é apresentar a primeira versão ao cliente, para que este possa aprovar e sugerir eventuais alterações. O material pode ser enviado ou ainda apresentado presencialmente durante uma reunião, conforme a preferência do contratante.


Apresentação do script ao MC

Uma vez que o script de evento é aprovado pelo cliente, é a vez do mestre de cerimônias conhecer o material. Esse momento pode ser acompanhado pelo roteirista para que o profissional explique as ênfases que imaginou quando elaborou o material.

A tendência é que, com dicas do próprio roteirista, a apresentação da solenidade ocorra de maneira mais fluida, sendo que ele pode, inclusive, participar do ensaio técnico a fim de realizar eventuais ajustes de última hora, e ajudar o MC a ensaiar alguma passagem prevista em seu texto.


Como contratar um profissional para elaborar um script para o seu evento?

Contratar um roteirista profissional para criar um script de evento não é uma tarefa fácil, mas nós estamos aqui para ajudá-lo com a missão. Veja a seguir o que você deve levar em conta:


Peça para conhecer o portfólio do profissional

Conhecer o trabalho do roteirista que você irá contratar é fundamental para fazer uma escolha assertiva e uma das melhores maneiras de conseguir isso é solicitando seu portfólio.

É claro que muitos cases terão informações confidenciais, que não poderão ser compartilhadas com você, mas sempre haverá algum material disponível para a visualização do contratante.


Pesquise as redes sociais do roteirista

Outra maneira de saber um pouco mais sobre a experiência do roteirista que irá desenvolverseu script de evento é por meio de suas redes sociais.

Sendo assim, recomendamos que você visite seu LinkedIn, Instagram e Facebook e analise seu estilo. É possível até mesmo encontrar depoimentos de clientes nessas mídias.


Considere contratar uma agência especializada nesse tipo de serviço

Algumas empresas de comunicação são especializadas em script de evento e podem apoiá-lo na realização de uma cerimônia de impacto e assim você alcance os resultados desejados.

É o caso da Zéfini! Conteúdos, que ainda oferece a vantagem de ter parcerias com inúmeras produtoras de eventos, entre outros profissionais da área.


Sobre a Zéfini! Conteúdos

Além de sermos uma agência de comunicação especializada em script de evento, nós, da Zéfini! Conteúdos,nos especializamos na criação de textos para sites e blogs nos últimos dez anos, movidos pelo desejo de construir pontes por meio de palavras.

Atualmente, somos referência em criação de conteúdo e atendemos clientes dos mais diversos portes e segmentos, garantindo uma melhor performance para os seus negócios.


Conclusão

Neste artigo, você viu que:

  • É fundamental contar com um script de evento para que uma cerimônia alcance os resultados desejados por seus idealizadores e organizadores;
  • Nesse texto são previstas todas as etapas que ocorrem durante a solenidade, incluindo as falas do mestre de cerimônias e elementos técnicos;
  • O script proporciona a segurança que o mestre de cerimônias precisa para executar seu trabalho;
  • Para desenvolver um script, é necessário percorrer algumas etapas, que começam com o orçamento e podem ser encerradas com o ensaio técnico do apresentador do evento;
  • Para contratar um bom roteirista, é conveniente conhecer seu portfólio e avaliar sua experiência acessando suas redes sociais;
  • Outra alternativa, é buscar uma agência especializada na criação de script de evento, como é o caso da Zéfini! Conteúdos.



Se você leu nosso texto, viu que podemos ajudá-lo. Clique aqui para entrar em contato e solicitar um orçamento.


VEJA TAMBÉM NO BLOG DA ZÉFINI:

TEXTOS PARA BLOG CORPORATIVO: PRODUZA CONTEÚDOS PARA GERAR MAIS ACESSOS AO SEU SITE

TEXTOS PARA SITE: 10 DICAS PARA CRIAR CONTEÚDOS QUE ENGAJAM

POR QUE AS EMPRESAS DEVERIAM TREINAR OS SEUS COLABORADORES POR MEIO DE VÍDEOS?

Categoria: Blog da Zéfini!
  • (11) 3426-9654
  • [email protected]
  • Avenida Wallace Simonsen, 1909, sala 01
    Nova Petrópolis, SBC - São Paulo
    09771-211