Eventos corporativos podem ter diversas finalidades: promover a interação entre uma equipe, proporcionar novos conhecimentos aos colaboradores e fortalecer o relacionamento com clientes e parceiros comerciais estão entre eles.
Porém, organizar um evento pode ser bastante desafiador, pois envolve inúmeros detalhes, como encontrar um local com uma infraestrutura adequada e contratar profissionais competentes, como é o caso do mestre de cerimônias (MC), a pessoa responsável por conduzir a solenidade.
Para garantir que a cerimônia atinja a expectativa dos organizadores, ainda é fundamental desenvolver um script para evento, o que irá impactar no resultado final. Pensando nisso, preparamos este artigo sobre o tema.
Para tornar sua leitura mais dinâmica, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:
Boa leitura!
Um script de evento é um texto criado por um roteirista profissional, em que são previstas todas as etapas da cerimônia. Isso inclui elementos técnicos, a entrada e saída de pessoas e tudo o que é dito pelo mestre de cerimônias.
Por meio desse recurso, é possível assegurar que as falas do MC sejam bem construídas, de modo a transmitir sua mensagem. Isso impacta diretamente na experiência do público e no retorno do investimento feito para realizar o evento.
Na prática, o script é fundamental para o sucesso do evento, uma vez que proporciona segurança ao profissional encarregado de apresentar a solenidade, garantindo que os objetivos da organização sejam alcançados.
Confira mais detalhadamente:
O primeiro passo para desenvolver um script para o seu evento é expor um panorama de como será a solenidade ao roteirista, que deverá desenvolver um orçamento com base nas suas necessidades, levando em consideração cada detalhe.
Após a aprovação do orçamento e contratação do roteirista ou da agência de comunicação especializada em script de evento, é o momento de realizar uma reunião, na qual serão compartilhadas informações específicas sobre a solenidade.
É nessa hora que se define quais serão as intervenções realizadas pelo mestre de cerimônias e todos os elementos importantes para a elaboração do script.
Essa reunião costuma ser longa, uma vez que vários detalhes devem ser analisados. Mas é um passo fundamental para garantir o sucesso do evento.
A próxima etapa é a criação do script de evento em si. É nessa fase do trabalho que o roteirista utiliza as informações que reuniu para elaborar o texto que será apresentado pelo mestre de cerimônias.
É de extrema importância que as informações sejam organizadas de modo assertivo e coerente para que todas as pessoas presentes no evento captem a mensagem que se deseja transmitir.
Quando o script de evento fica pronto, o próximo passo é apresentar a primeira versão ao cliente, para que este possa aprovar e sugerir eventuais alterações. O material pode ser enviado ou ainda apresentado presencialmente durante uma reunião, conforme a preferência do contratante.
Uma vez que o script de evento é aprovado pelo cliente, é a vez do mestre de cerimônias conhecer o material. Esse momento pode ser acompanhado pelo roteirista para que o profissional explique as ênfases que imaginou quando elaborou o material.
A tendência é que, com dicas do próprio roteirista, a apresentação da solenidade ocorra de maneira mais fluida, sendo que ele pode, inclusive, participar do ensaio técnico a fim de realizar eventuais ajustes de última hora, e ajudar o MC a ensaiar alguma passagem prevista em seu texto.
Contratar um roteirista profissional para criar um script de evento não é uma tarefa fácil, mas nós estamos aqui para ajudá-lo com a missão. Veja a seguir o que você deve levar em conta:
Conhecer o trabalho do roteirista que você irá contratar é fundamental para fazer uma escolha assertiva e uma das melhores maneiras de conseguir isso é solicitando seu portfólio.
É claro que muitos cases terão informações confidenciais, que não poderão ser compartilhadas com você, mas sempre haverá algum material disponível para a visualização do contratante.
Outra maneira de saber um pouco mais sobre a experiência do roteirista que irá desenvolverseu script de evento é por meio de suas redes sociais.
Sendo assim, recomendamos que você visite seu LinkedIn, Instagram e Facebook e analise seu estilo. É possível até mesmo encontrar depoimentos de clientes nessas mídias.
Algumas empresas de comunicação são especializadas em script de evento e podem apoiá-lo na realização de uma cerimônia de impacto e assim você alcance os resultados desejados.
É o caso da Zéfini! Conteúdos, que ainda oferece a vantagem de ter parcerias com inúmeras produtoras de eventos, entre outros profissionais da área.
Além de sermos uma agência de comunicação especializada em script de evento, nós, da Zéfini! Conteúdos,nos especializamos na criação de textos para sites e blogs nos últimos dez anos, movidos pelo desejo de construir pontes por meio de palavras.
Atualmente, somos referência em criação de conteúdo e atendemos clientes dos mais diversos portes e segmentos, garantindo uma melhor performance para os seus negócios.
Neste artigo, você viu que:
Se você leu nosso texto, viu que podemos ajudá-lo. Clique aqui para entrar em contato e solicitar um orçamento.
TEXTOS PARA BLOG CORPORATIVO: PRODUZA CONTEÚDOS PARA GERAR MAIS ACESSOS AO SEU SITE
TEXTOS PARA SITE: 10 DICAS PARA CRIAR CONTEÚDOS QUE ENGAJAM
POR QUE AS EMPRESAS DEVERIAM TREINAR OS SEUS COLABORADORES POR MEIO DE VÍDEOS?
Zéfini! Conteúdos 2024 – Todos os direitos reservados