Quando falamos em SEO, logo pensamos no conjunto de diretrizes aplicadas a um texto para que este seja identificado pelos algoritmos do Google.
Porém, não são apenas os textos escritos que podem ser otimizados. Entre outros tipos de SEO, existe o SEO para imagens, que pode ser aplicado a fotografias para que elas alcancem uma boa posição nas buscas.
Além disso, busca por imagens pode gerar tráfego para um site, caso a otimização seja feita de modo adequado. Continue lendo nosso texto e entenda tudo sobre o assunto.
Na prática, imagens bem escolhidas têm o potencial de ajudar a contextualizar um conteúdo, fazendo com o leitor interprete a mensagem mais facilmente. Além disso, ajudam a dividir o texto, evitando grandes blocos, que dão a impressão que o conteúdo é pesado e longo demais.
Outro ponto importante é que o Google investe na pesquisa visual, por meio do Google Imagens, fazendo com que fotografias alcancem um lugar de destaque nas SERPs, o que acontece, por exemplo, com imagens de filhotes pesquisadas na internet.
Porém, atenção: algumas imagens ilustram diversos sites e são genéricas, o que nem de longe as tornam a melhor escolha para seu blog. O ideal, nesse sentido, é escolher uma imagem que realmente esteja associada ao conteúdo que você deseja compartilhar.
E depois de escolher a imagem adequada, é o momento de otimizá-la, para que ela seja facilmente encontrada por mecanismos de pesquisa como o Google.
O SEO para imagens consiste na otimização de imagens para o Google por suas principais razões: para melhorar a visibilidade e otimização gerais da página e para alcançar uma colocação mais alta nas pesquisas do Google Imagens.
Para otimizar as imagens, é necessário executar várias ações, como reduzir o tamanho dos arquivos, adicionar e otimizar os textos alt, e nomear os arquivos corretamente.
Você pode estar se perguntando se ainda é válido realizar essas tarefas, levando em consideração os avanços do Google, e a resposta é sim.
O Google ainda não é capaz de ler todos os tipos de imagens, nesse sentido, é conveniente facilitar esse trabalho.
E mais: a otimização de imagens para o Google não serve apenas para ajudar o buscador a entender do que a imagem trata.
Imagens mal otimizadas podem gerar lentidão no carregamento das páginas e a velocidade de um site é um fator fundamental para o SEO.
De todo modo, o SEO para imagens não se resume nas alt tags. Isso deve ser entendido apenas como uma parte do processo.
Alt tags, alt text, atributo alt de imagem e texto alt têm o mesmo significado. Eles se referem ao texto alternativo da imagem, que permite a quem usa leitores de tela e os mecanismos de pesquisa acessarem uma página.
Sua finalidade inicial é apoiar pessoas com deficiência visual a entender do que a imagem se trata. Para isso, cada imagem deve vir acompanhada de um texto que a descreva claramente.
Ao ajudar o Google a entender melhor o que a imagem mostra, o alt text pode contribuir para melhorar o desempenho do seu texto.
Porém, muitas pessoas usam esse recurso de modo equivocado, aplicando somente a palavra-chave em todas as imagens inseridas no texto, o que prejudica a performance de seu SEO.
Existem algumas boas práticas que contribuem para otimizar o atributo alt de uma imagem. A seguir, apresentamos as principais:
É importante descrever a imagem de maneira detalhada, especificando bem do que ela se trata, pois isso contribuirá para classificá-la no Google Imagens, e trará contexto à sua página. Mas atenção: apesar de detalhado, seu texto deve ser breve e utilizar as palavras adequadas.
Não use as alt tags para fazer spam de palavras-chave. Em vez disso, as tags devem ser relevantes, descrevendo exatamente o que a imagem mostra.
No caso de imagens mais genéricas, você pode descrevê-las de forma que os textos se relacionem ao assunto da página onde elas estão inseridas.
Não recomendamos que você utilize a palavras-chave no alt tag de todas as fotos inseridas na página. Em vez de repetir seus textos, escreva textos únicos relacionados a cada imagem.
Quando se trata de otimização de imagem, há vários fatores que devem ser levados em consideração. Veja a seguir algumas dicas para otimizar as imagens do seu site corretamente:
As melhores práticas com relação às imagens foram abordadas por um guia elaborado pelo próprio Google e uma delas é utilizar nomes descritivos nas imagens.
Quando exportamos imagens do celular, elas recebem nomes de arquivos, que devem ser substituídos por um nome descritivo que contextualize do que ela se trata. De preferência, que incluam a palavra-chave.
Também é importante separar as palavras com traços e não sublinhados.
A maioria das fotos exibidas no Google Imagens têm as mesmas dimensões. Em geral, o buscador privilegia imagens retangulares, em proporções como 16:9 ou 4:3.
Com isso, a tendência é que dimensões como 1366 x 768 (16:9) ou 720 x 480 (4:3) ranqueiem melhor do que imagens fora desse padrão.
Por esse motivo, caso suas imagens não estejam nessas proporções, nossa dica é que você as redimensione.
Reduzir o tamanho da imagem é um fator essencial para ranquear bem. Afinal, imagens muito grandes deixam a página pesada, com um carregamento lento, prejudicando a experiência do usuário.
Para reduzir a imagem você pode utilizar sites como ILoveIMG, Optimizilla ou Shopify. No WordPress, você ainda pode optar por plugins que reduzem as fotos automaticamente, como o WP Smush, o Imagify Image Optimizer e o SEO Friendly Images.
Criar um mapa do site que inclua as URLs de todas as imagens é uma maneira eficiente de garantir que o Google encontre as imagens da sua página, de modo que elas tenham um bom desempenho na pesquisa do Google Imagens.
Ou seja, na prática, criar um mapa do site aumenta as possibilidades de exibir suas imagens nos resultados de pesquisa.
Assim, é possível utilizar um mapa que já exista, mas o ideal é criar um mapa exclusivo para que os buscadores o utilizem.
É muito comum hospedar sites em servidores na íntegra. Por outro lado, no caso de um site hospedado no Brasil, mas acessado por usuários no exterior, essa não é a melhor opção.
Isso porque os arquivos precisarão viajar para mais longe, o que impactará no tempo de carregamento de uma página.
Uma CDN possibilita armazenar as imagens do site em servidores localizados em diferentes locais do mundo, para que elas sejam entregues ao usuário do local mais próximo a ele.
Por serem, geralmente, os maiores recursos de uma página, as imagens podem causar lentidão nos sites.
Por isso, recomendamos que você implemente o lazy loading (carregamento lento). Esse mecanismo acelera a exibição dos conteúdos nos sites e blogs, carregando arquivos como imagens apenas quando estiverem no viewport (área visível do navegador).
O Google recomenda que você aproveite o cache do navegador, o que significa garantir que as fotos sejam guardadas no navegador do usuário para que carreguem mais rapidamente no próximo acesso à página.
Quando acessamos uma página, as imagens são baixadas e, posteriormente, exibidas no navegador. Sem o cache do navegador, elas precisarão ser baixadas cada vez que o visitante voltar à página.
Porém, com o armazenamento em cache do navegador, o usuário terá essas imagens guardadas, e sua página será carregada mais rápido.
O Google admite que utiliza as legendas para tentar compreender as imagens, já que seu robô não consegue visualizá-las. Além disso, em geral, as legendas são lidas pelos usuários até mais do que os próprios conteúdos.
Por esse motivo, convém inserir uma legenda quando o objetivo for ranquear um determinado arquivo visual. Nesse sentido, é importante que as legendas contribuam para a compreensão do conteúdo da página, complementando-o e tenham a palavra-chave que se deseja ranquear.
O Google Imagens não capta qualquer formato de imagem. Por isso, para ser ranqueado adequadamente, é necessário utilizar o formato correto de imagem.
Formatos como o TIFF ou Raw não aparecem no Google Imagens. Dessa forma, os formatos aceitos são:
A quantidade de vezes que uma mídia é reproduzida em outros sites via embed, aumenta seu ranqueamento.
Embed é uma tag HTML que possibilita que um arquivo, como uma foto de um site, seja incorporado por outro.
Na prática, quanto mais isso ocorre com uma imagem, mais o Google a considera relevante e melhor ela é ranqueada.
Não é recomendado inserir uma grande quantidade de texto dentro de uma imagem que se deseja ranquear.
Isso ocorre porque o robô do buscador não é capaz de ler esse conteúdo e esse tipo de texto está indisponível para as ferramentas de tradução automática, afetando negativamente a experiência do usuário.
Sendo assim, é recomendado que todo o texto esteja em HTML, com contexto para as imagens, de forma que o crawler possa interpretá-lo.
Já no caso de infográficos, o que se recomenda é que eles sejam inseridos em artigos que tenham explicações sobre seu conteúdo, fornecendo o contexto necessário ao Google.
Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos especialistas em criar pontes por meio das palavras, fazendo com que nossos clientes se conectem ao seu público.
Também podemos ajudá-lo a escolher boas fotos para seus artigos, e otimizá-las na hora de postar.
Neste artigo, compartilhamos algumas dicas para quem deseja aplicar estratégias de SEO em imagens. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outra pessoa que se interesse pelo tema.
REGISTRO DE MARCAS É TEMA ABORDADO NO SEGUNDO EPISÓDIO DO PODCAST FOGUEIRA DO MARKETING
FOGUEIRA DO MARKETING RECEBE FUNDADOR DA CONSENSE EM SEU PRIMEIRO EPISÓDIO
Zéfini! Conteúdos 2024 – Todos os direitos reservados