SERP significa Search Engine Results Page, que pode ser traduzido como página de resultados dos motores de busca.
Essa página é apresentada por buscadores, como o Google, quando digitamos uma consulta por um termo de busca, trazendo conteúdos e links que se relacionem com o tema pesquisado.
Em geral, empresas que investem em marketing de conteúdo direcionam seus esforços para conquistar as primeiras posições das SERPs, pois isso possibilita atrair mais clientes para esses negócios.
Por isso, preparamos este artigo para ajudá-las a aprimorar suas estratégias. Continue lendo nosso texto e entenda tudo sobre esse assunto.
Compreender como funcionam as SERPs é fundamental para quem trabalha com SEO. Afinal, um dos grandes objetivos das otimizações é conquistar as primeiras posições nos buscadores.
Falando especificamente do Google, quando incluímos um termo de busca na página de pesquisa e clicamos “enter”, ele apresenta diversos resultados, como links pagos, orgânicos, snippets, imagens, vídeos e muito mais.
Além disso, cada SERP é única, uma vez que o Google personaliza esses resultados, levando em consideração aspectos como a localização e o histórico de pesquisa do usuário.
De acordo com o Google Organic Click Through Study, as páginas que aparecem no primeiro lugar das SERPs, recebem, em média, 21% dos cliques, o segundo lugar ganha 10% e o terceiro lugar, 7%. Daí a importância de conquistar as primeiras colocações.
Para aplicar as estratégias de SEO com eficiência e assertividade, é fundamental entender a estrutura básica da SERP.
Na prática, se trata da página de resultados dos mecanismos de pesquisa, que baseada nos algoritmos do buscador, é capaz de listar os sites conforme sua relevância e qualidade.
Cada resultado apresenta um título, que se refere ao nome da página, seguido pela URL e metadescrição, que fornece uma explicação resumida do conteúdo.
Em negrito, são destacadas as palavras-chave, de modo a indicar a relação dos resultados com a pesquisa efetuada.
Esses três aspectos consistem no primeiro contato que o leitor terá com o site. Sendo assim, para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca e aumentar as chances de acesso, convém otimizar essa parte da SERP.
Os micromomentos do Google são instantes em que o usuário busca satisfazer necessidades imediatas, como encontrar informações, realizar uma ação específica ou tomar uma decisão rápida.
Esses micromomentos consistem em pontos estratégicos da jornada do consumidor, em que as marcas encontram espaço para se envolver e afetar positivamente as decisões do usuário.
Na prática, existem quatro micromomentos levados em consideração pelo maior buscador do mundo. São eles:
Cada um desses micromomentos permite moldar a SERP conforme o que é mais relevante para o usuário, e entender em que momento ele está no funil de vendas, ajudando a atraí-lo, nutri-lo e convertê-lo.
Nesse sentido, ao elaborar as estratégias de SEO e estabelecer as palavras-chaves do projeto, é essencial levar em consideração os micromomentos e as features que podem ser apresentadas em cada um deles.
Também conhecidas como recursos de resultados, as features consistem em itens que acrescentam novidades ao formato de uma página de resultados com descrições e links azuis nos resultados de pesquisas.
A Search Engine Results Page (SERP) não se resume a uma simples lista de links. Veja, a seguir, os diferentes resultados que podem aparecer, conforme as features adicionadas:
Muitas empresas estão dispostas a pagar para que seu link seja anunciado na SERP de uma palavra-chave específica. Nesse sentido, para que exista transparência com usuário, esses links são sinalizados como pagos.
Abaixo dos links patrocinados, também são exibidos os resultados orgânicos, por ordem de relevância, com o posicionamento definido pelos algoritmos do Google. Para isso, o buscador considera aspectos como site otimizado, palavras-chave, conteúdos e muito mais.
O Google Imagens também aponta figuras que fazem parte de sua pesquisa especializada. Nesse caso, o buscador reúne os recursos visuais associados às palavras-chaves que foram inicialmente relacionados.
O Google Imagens também aponta figuras que fazem parte de sua pesquisa especializada. Nesse caso, o buscador reúne os recursos visuais associados às palavras-chaves que foram inicialmente relacionados.
Essa é uma snippet estratégica. Levando em conta os micromomentos, essa ferramenta pode ser utilizada para responder ao usuário sobre como fazer algo.
De maneira similar às imagens apresentadas em destaque, o Google traz um campo exclusivo para as notícias mais recentes sobre determinados assuntos.
Aqui encontramos resultados que podem ou não ser associados ao micromomento “eu quero comprar”, já que as empresas pagam para o buscador divulgar seus produtos.
Nesse campo, é a apresentada a foto do produto, bem como seu valor, um título e o nome da loja que o está ofertando. Depois de clicar, o usuário é direcionado para a página de compra.
Nesse caso, nós nos referimos a features que apresentam imagens ou conteúdos das palavras-chave buscadas ou semelhantes. Podem ser desenvolvidos de modo colaborativo, como no site Wikipédia ou de outra fonte que disponibilize gráficos.
Porém, vale ressaltar, que essas features nem sempre apresentam o link da empresa responsável pelo conteúdo.
Para pesquisas que buscam um local, associadas ao micromomento “aonde ir”, essa feature mostrará um mapa, enfatizando as localizações relevantes. Oferecerá ainda detalhes como uma lista de empresas, avaliações e horários de funcionamento.
São perguntas associadas à que foi feita pelo usuário do buscador e podem ajudar na procura pela resposta.
Na prática, elas podem apresentar termos semelhantes, palavra-chave e até pesquisas que já foram feitas por outros usuários.
Existem algumas estratégias que ajudam a alcançar as features. Confira:
Os primeiros lugares nas SERPs podem até trocar de posição, mas dificilmente trocam de página. Assim, o Google valoriza essa regularidade capaz de atrair mais consultas orgânicas, fazendo com que o conteúdo seja considerado relevante pelo buscador.
Geralmente, um conteúdo de boa qualidade tem potencial para conquistar uma snippet.
Se você deseja conquistar as features, deve monitorar de perto os concorrentes do seu negócio ou das palavras-chaves utilizadas em sua estratégia.
Afinal, pode ser que eles sejam detentores de snippets e você precise rever suas estratégias para tomar esse lugar, deixando seu conteúdo mais aprimorado que o da concorrência.
A escaneabilidade é um dos aspectos que impactam na experiência do leitor. Por isso, contar com um texto escaneável é uma boa alternativa para quem tenta conquistar as features.
Nesse sentido, se o seu conteúdo traz um conceito, por exemplo, é importante que ele seja apresentado logo no início do texto, preferencialmente, com a inserção da palavra-chave.
Além disso, conteúdos que trazem aspectos como títulos claros, listas, destaque em negrito, uso de espaços em branco e outras técnicas de design facilitam a leitura rápida e eficaz, permitindo que os usuários absorvam informações fundamentais rapidamente.
Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos especializados em criar pontes por meio das palavras, conectando nossos clientes ao seu público.
Assim, dominamos estratégias que podem contribuir para sua empresa conquistar uma posição de destaque nas SERPs, impactando no sucesso de seu negócio.
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Neste artigo, mostramos o que são as SERPs, qual é sua importância para um negócio e como utilizar estratégias de SEO para alcançar boas posições em buscadores, como o Google. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema.
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