Todos os dias, uma infinidade de dados é gerada e compartilhada na web. Assim, para encontrar o que se deseja de forma rápida nesse mar de informações, os usuários utilizam os sites de busca na internet.
Nesse sentido, as empresas que precisam se destacar entre a concorrência procuram maneiras de aparecer nos buscadores, conquistando um público que possa ser convertido em potenciais clientes.
É aí que as estratégias de SEO entram em cena, pois com algumas boas práticas é possível conquistar a chance de aparecer nos primeiros resultados das pesquisas.
Pensando nisso, preparamos este artigo em que abordamos os sites de busca na internet. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:
Boa leitura!
Sites de busca são sistemas nos quais é possível pesquisar informações presentes na internet.
Para encontrar esses conteúdos, os buscadores se baseiam nas palavras-chaves inseridas pelo usuário na caixa de pesquisa e entregam uma lista de sites com temas associados à expressão pesquisada.
Quando se fala em sites de busca na internet, o primeiro que vem à mente é o Google, mas esse não é o único buscador. Existe uma infinidade de sites, inclusive, muitos desconhecidos, que também exercem essa função.
Os sites de busca podem ser classificados em três tipos:
Veja a seguir como eles podem ser conceituados:
Os buscadores hierárquicos utilizam rastreadores Web (ou spiders) para revisar bancos de dados das páginas e coletar informações de conteúdo conforme a pesquisa do usuário.
Assim, os resultados são classificados de acordo com a relevância em relação à pesquisa e ao histórico de navegação daquela pessoa.
Os diretórios são links de sites agrupados por categoria, que exigem suporte humano e manutenção contínua para operar.
Esse tipo de site de busca não rastreia e nem armazena conteúdos, mas agrupa os links por categoria, organizando-os por data de publicação.
Esses sites reenviam as pesquisas para vários buscadores simultaneamente. Ou seja, encaminha a pesquisa para outros sites de busca e analisa os resultados que eles apresentam.
Sua finalidade é ampliar a margem de resultados, mostrar suas próprias conclusões e organizar os links conforme a ordem estabelecida pelo sistema estrutural do metabuscador.
Lançado em 1993, como um projeto da World Wide Web, o primeiro site de busca foi o Wandex. Nesse mesmo ano, nasceu a Aliweb, que foi lançada como índice durante a First World Wide Web Conference e existe até os dias atuais.
Em 1994, também surgiu o WebCrawler, que hoje é considerado um metabuscador. Ele nasceu como um projeto universitário que possibilitava realizar uma pesquisa em qualquer site utilizando palavras. Foi vendido para a AOL no ano seguinte.
Ainda em 1995, surgiu a Lycos, que foi muito popular nos anos 1990, tornando-se a página mais visitada em 1999, sendo a primeira a utilizar o CPM. Atualmente, pertence à empresa Terra. Nesse período ainda nasceu o site Excite!, com a finalidade de aprimorar a forma de pesquisar.
Em 1995 também nasceu o Altavista, um site de busca que possibilitava efetuar pesquisas em vários idiomas e em formato multimídia. Em 2003, foi vendido para o Yahoo!, que também seria considerado um diretório a partir de então.
Mais recentemente, o Yahoo passou por várias modificações, vindo a usar seu próprio motor de busca, graças à sua fusão com Altavista e Inktomi, que surgiu em 1996 e também foi comprada pelo Yahoo! em 2003.
O Google foi lançado em 1998, e em 2000 já se destacava como o principal site de pesquisa. Ele contava com um algoritmo chamado PageRank, que avaliava a relação entre as páginas da internet.
Em 2007, lançaram o Ask, o primeiro buscador do tipo pergunta-resposta. E, dois anos depois, nasceu o Bing, com o propósito de organizar as buscas e melhorar a experiência do usuário.
Como já mencionamos, existem uma infinidade de buscadores. Porém, neste tópico, vamos elencar os 11 mais relevantes na atualidade.
O Google é o site de buscas na internet mais popular entre o público em geral. Ele atingiu seu sucesso em meados de 2001.
Seu conceito é baseado no uso do PageRank, a partir do qual as páginas mais procuradas são ligadas a outras páginas.
Ele identifica a importância e a concordância dos conteúdos encontrados na internet com relação aos termos buscados pelo usuário.
Para efetuar essa classificação, o buscador utiliza diferentes algoritmos que permitem definir a ordem de aparição dos sites.
O Google possui um banco de dados próprio, que garante aos usuários a melhor experiência, mediante pesquisas rápidas, avançadas e de imagens.
O Bing é o segundo buscador mais famoso. Desde o Windows 8, todos os novos dispositivos da Microsoft o utilizam como sistema de pesquisa nativo.
Lançado em 2004, o Yahoo! Search vai além da função de buscador, agindo como um portal, já que oferece serviços como e-mail, loja, notícias, jogos, agência de viagens e entretenimento.
Esse site de buscas é muito similar ao Google. Porém, na hora de responder a um questionamento de usuário, ele não se baseia na relevância da página e sim na melhor resposta à pergunta inserida, ainda que venha de um site que não está bem posicionado.
Esse site de buscas surgiu como uma alternativa para preservar a privacidade dos usuários. Com ele, é possível pesquisar de modo privado e seguro, evitando que as buscas sejam interceptadas.
O MSN Search é um site de buscas que surgiu com o objetivo de concorrer com o Google e o Yahoo!. Ele possibilita efetuar pesquisas de maneira fácil e rápida e oferece outros serviços, como o portal de notícias e a ferramenta de e-mail Outlook.
O Ask é um site de buscas em que o usuário faz uma pergunta e recebe uma resposta para suas dúvidas.
Esse site de buscas, responde especificamente perguntas sobre determinadas áreas do conhecimento como química, física, finanças, biologia, matemática e astronomia.
Oferecendo respostas de caráter acadêmico, o Factbites é um buscador em inglês, que funciona como um dicionário para pesquisar informações sobre universidades e bancos de dados.
O Yahoo respostas é um site utilizado para responder a perguntas simples, a exemplo de outros como o Quora e o Reddit.
O YouTube se tornou um importante canal utilizado pelas pessoas para fazerem pesquisa. Para se ter uma noção, ele é o segundo site mais acessado no Brasil e no mundo, perdendo apenas para o Google, de acordo com esta matéria da revista Forbes.
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Neste artigo, compartilhamos alguns conhecimentos sobre sites de busca na internet. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com outra pessoa que se interesse pelo tema.
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