Com um crescimento de 20% entre os anos de 2020 e 2023 e 63 milhões de usuários ativos, o LinkedIn é a sexta rede social mais utilizada no Brasil.
Além disso, trata-se da principal plataforma digital voltada às interações profissionais, que permite fazer networking e ter seu perfil encontrado por empresas para preencher vagas.
Porém, assim como em outras redes sociais, para se destacar no LinkedIn é necessário utilizar a ferramenta de maneira proveitosa, produzindo conteúdos relevantes com constância e mostrando que você está atualizado sobre temas relacionados à sua área de atuação.
Pensando nisso, preparamos este texto para mostrar como encontrar boas oportunidades profissionais por meio dessa plataforma. Aqui, você lerá:
Acompanhe o artigo e boa leitura!
O perfil pessoal no LinkedIn é uma página nessa rede social onde é possível mostrar às pessoas e empresas quem você é e qual sua área de atuação, além de abordar seu histórico de experiências profissionais.
Atualmente, o perfil pessoal do LinkedIn é uma importante ferramenta, que ajuda a promover carreiras, contribuindo para profissionais criarem networking e se conectarem às empresas.
Existem algumas maneiras de postar conteúdo no LinkedIn. A primeira delas é no feed, e consiste em atualizações mais breves, de até 3 mil caracteres, contando experiências como trocas de cargos, mudanças de empresa e outras conquistas profissionais.
Além disso, é possível utilizar o LinkedIn Pulse para divulgar textos mais longos, os artigos, que devem conter pelo menos cinco parágrafos.
Também é indispensável preparar uma boa descrição para o “sobre” do perfil, destacando suas principais qualidades, experiências e resultados.
Agora que você viu o que é a página pessoal do LinkedIn, qual sua importância e alguns formatos de conteúdo para postar, veja também tipos de tema nos quais convém investir:
Postar textos sobre sua área de atuação é uma maneira eficiente de ganhar autoridade no LinkedIn, pois permite mostrar conhecimento, gerando visibilidade para sua carreira.
Desse modo, vale a pena investir um tempo para preparar artigos técnicos completos e detalhados sobre determinado assunto relacionado ao seu segmento, estimulando discussões sobre o tema na rede.
Vale ressaltar que, além do algoritmo do LinkedIn indicar a leitura dos seus textos para pessoas que possuem os mesmos interesses que você, os editores dessa rede social podem recomendar seu conteúdo por meio do Boletim Diário, notificando sua rede de contato e levando seus conteúdos a outras pessoas.
Além disso, seus textos podem ser encontrados por mecanismos de busca, como o Google e acessados até mesmo por pessoas que realizam pesquisas fora do LinkedIn.
Postar cases de sucesso no LinkedIn é outra iniciativa adotada por profissionais que buscam novas oportunidades e desejam transmitir uma imagem crível para os demais usuários e empresas que integram a rede.
Afinal, compartilhar resultados positivos conquistados em um projeto permite construir uma reputação de excelência e se diferenciar dos demais profissionais e empresas.
Além disso, possibilita chamar a atenção de pessoas que se interessem por sua área, fortalecendo seu networking por meio da demonstração de habilidades relevantes para o seu segmento.
Não é tão comum as pessoas criarem materiais ricos, como e-books, infográficos e whitepapers para compartilharem em seus perfis pessoais. Essa estratégia é mais utilizada por empresas.
Mas isso não é um impeditivo para você desenvolver seus próprios conteúdos nesses formatos. Se você tem uma boa ideia de material rico, que pode agregar algo ao leitor, contribuir para sua boa imagem na rede social e tem os recursos para desenvolvê-la, por que não criar?
Nomeamos de conteúdo de apoio materiais que permitem sanar dúvidas dos usuários da plataforma, informando e educando por meio de tutoriais, dicas e demonstrações. Seu objetivo é ajudar o público, trazendo soluções para os seus problemas e gerar conexão, transmitindo credibilidade.
Até aqui, você viu o que é perfil pessoal no LinkedIn e que tipos de conteúdos postar nessa plataforma. Agora, vamos “pôr a mão na massa”.
Confira cada uma dessas dicas detalhadamente:
O título do seu texto é o primeiro contato que seu leitor terá com o conteúdo. Por isso, é importante que ele seja atrativo e resuma, em poucas palavras, o teor do post.
Para isso, você pode utilizar um questionamento, que irá responder depois. Mas lembre-se de que a promessa feita no título deve ser entregue ao longo do artigo.
Também é possível mencionar uma novidade ou indicar uma lista de soluções que você oferecerá para as “dores” do leitor.
Vale ressaltar que essa dica não convém apenas para textos que têm títulos, como artigos. É possível aplicá-la a conteúdos de feed, na primeira frase do texto ou até mesmo em uma chamada que está na imagem do post.
Parágrafos grandes com frases longas costumam cansar o olhar do leitor. Por isso, se você não quer que ele desista de ler seu conteúdo, prepare um texto escaneável, com pequenos blocos, listas e tópicos.
Linguagem rebuscada pode tirar sua mensagem principal do foco do leitor. Portanto, utilize uma linguagem acessível, que possa ser compreendida até mesmo por quem não é da sua área, e seja direto e objetivo.
É importante escrever de modo pessoal e autêntico, para garantir que o leitor se conecte com seu texto. Lembre-se ainda de falar diretamente com uma única pessoa, já que seu conteúdo será lido individualmente.
CTAs são grandes aliadas, especialmente em conteúdos sobre cases de sucesso dos quais você participou. Além disso, investir nesse recurso permite impulsionar seu engajamento e melhorar sua conexão com o seu público.
As hashtags são uma maneira de encontrar conteúdos relacionados em redes sociais como o LinkedIn. Para quem publica o conteúdo, elas garantem que o algoritmo entenda melhor sua relevância e contexto, e o recomendem para pessoas que já seguem aquele perfil ou para outros usuários que interajam com um conteúdo semelhante.
Para testar as hashtags mais relevantes e seguidas, é possível utilizar a ferramenta de pesquisa do LinkedIn, clicando dentro da caixa de pesquisa, no topo da tela, digitando # e começando a palavra relacionada.
De acordo com informações da própria rede social, o uso de três hashtags gera melhores resultados. Então, seja bem específico e procure aplicar hashtags que realmente estejam relacionadas ao tema de seu post. Além disso, usar muitas hashtags pode tornar sua postagem menos legível e fazer parecer spam.
Causar uma boa primeira impressão nos leitores, sejam eles recrutadores ou potenciais clientes e parceiros, é essencial.
Por esse motivo, tome muito cuidado com erros de gramática e ortografia.Aqui, a dica de ouro é revisar seu conteúdo antes de publicar, evitando repetições de palavras, erros de digitação e a coerência da sua mensagem.
Nós, da Zéfini! Conteúdos, nascemos com o propósito de construir pontes por meio das palavras e podemos apoiar empresas e pessoas que desejam ganhar reputação, autoridade e visibilidade.
Com mais de dez anos de atuação, já auxiliamos dezenas de profissionais e autônomos com a elaboração de textos para os seus perfis no LinkedIn.
Conte conosco para apoiá-lo na missão de gerar conteúdos relevantes e construir autoridade nessa plataforma.
Neste artigo, você viu que:
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