Como escrever um texto “Quem somos” que encanta seus clientes?

Além de apresentar a essência de uma empresa, um bom texto “Quem somos” deve conectar o público-alvo ao negócio. Saiba mais!

Escrever um texto “Quem somos” customizado para os materiais institucionais de uma empresa, é uma maneira eficiente de fazer sua mensagem chegar ao público, aumentando sua relevância e engajamento.

Além disso, um texto “Quem somos” bem estruturado possibilita divulgar a essência da organização, de forma clara e concisa, garantindo que a identidade da marca permaneça consistente.

Em um mercado competitivo, contar com esse tipo de texto em sites, folders, apresentações e redes sociais ajuda a diferenciar a empresa da concorrência, atraindo e retendo a confiança de seu público.

Porém, vale ressaltar que buscar um texto “Quem somos” pronto pode não ser a melhor alternativa. Isso porque cada empresa tem suas próprias particularidades e pontos fortes.

Você pode até se inspirar no conteúdo de uma grande corporação, do mesmo segmento de sua empresa, mas convém levar em consideração a história e as características do seu negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar como escrever um texto “Quem somos” impactante e encantador. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso conteúdo por tópicos. São eles:


Boa leitura!


04 dicas para preparar um texto “Quem somos” para sua empresa

Imagem de três pessoas em ambiente de trabalho. Uma delas está apontando para um painel e conversando com as outras duas.
Foto: Freepík


Agora que você já viu a importância de um texto “Quem somos” bem elaborado, vamos compartilhar algumas dicas para você preparar esse tipo de conteúdo para sua empresa. Confira:


1# Responda a perguntas-chave

Um texto “Quem somos”, geralmente, responde a seis perguntas principais. São elas:

  • Quem somos?
  • O que fazemos?
  • Quando começamos?
  • Onde estamos atualmente?
  • Como desenvolvemos nossas tarefas?
  • Por que realizamos nossa atividade?

Responder a esses seis questionamentos em um texto “Quem somos”, permite proporcionar uma visão completa da empresa. Ou seja, ao oferecer essas respostas, a organização é capaz de construir uma narrativa coerente, que fortalece sua imagem, facilitando o engajamento de seu público-alvo.


2# Deixe o texto “descansar”

Muitas vezes, quando ficamos muitas horas debruçados sobre um conteúdo, nossa mente fica cansada e perdemos os parâmetros sobre a qualidade do texto.

Por esse motivo, é importante deixar o texto “Quem somos” “descansar” e esperar um ou dois dias para depois o reler com a mente descansada.

Afinal, é nessa releitura que será possível fazer melhorias no conteúdo, além de identificar erros de português e vícios de linguagem, como repetição de palavras.


3# Mostre o texto “Quem somos” para outras pessoas

O próximo passo, é mostrar o texto “Quem somos” para outras pessoas lerem e darem um feedback. Assim, você será capaz de saber se o seu texto é compreensível para diferentes públicos e se existem aspectos confusos ou informações faltantes, que prejudicam essa compreensão.

Além disso, diferentes leitores podem fornecer ideias sobre como o seu texto será interpretado, ajudando a ajustar a linguagem e o estilo para aumentar seu impacto.


4# Faça uma revisão de gramática e ortografia

Fazer uma revisão de gramática e ortografia no texto é fundamental. Afinal, erros ortográficos e gramaticais podem prejudicar a imagem e a credibilidade de uma empresa.

Por outro lado, um texto escrito de acordo com as normas da língua portuguesa mostra atenção aos detalhes e traz um impacto positivo para a percepção de qualidade que os consumidores têm de uma marca.

Além disso, um texto livre de erros tende a ser mais claro e compreensível, assegurando que a mensagem seja entregue de forma clara e eficaz, enquanto os erros gramaticais podem confundir os leitores e desviar seu foco, deixando de envolvê-los.


Conte com a Zéfini! nessa missão

Sabemos que a escrita de um texto “Quem somos” parece um exercício simples, mas pode se revelar bastante complexo, e quando estamos falando de nosso próprio negócio pode ser ainda mais desafiador.

Isso porque estamos mergulhados no universo da nossa empresa, sem a possibilidade de ter um olhar distanciado para conseguir abordá-la com clareza.

Mas fique tranquilo, nós, da Zéfini! Conteúdos, somos uma agência com expertise em apoiar as empresas a criarem o seu texto “Quem somos”, e podemos ajudá-lo.


Como nós preparamos o texto “Quem somos” dos nossos clientes

Imagem de várias pessoas batendo as mãos fechadas de umas nas mãos de outras para ilustrar artigo sobre texto quem somos. Foto: Freepik.


Agora, vamos explicar como nós, da Zéfini! Conteúdos, preparamos o texto “Quem somos” dos nossos clientes. Acompanhe:


#Reunião de briefing

Na primeira etapa do nosso processo, uma profissional da Zéfini! Conteúdos se reúne com pessoas estratégicas da empresa para colher o briefing com todas as informações importantes para o texto.

Com isso, conseguimos preparar um conteúdo capaz de apresentar a organização de forma clara e precisa e que ao mesmo tempo conecte o público-alvo, demonstrando a verdadeira essência daquele negócio.


#Produção do texto

Outro passo essencial nesse processo é a produção do texto propriamente dito, que aqui na Zéfini! envolve o trabalho de dois redatores profissionais: o primeiro, é responsável pela preparação do material, e o segundo o avalia, propondo melhorias.

Os textos são desenvolvidos com base nos insumos colhidos na reunião com o cliente, analisando materiais da concorrência, entre outras pesquisas.

Aqui, vale destacar a importância da sensibilidade dos redatores para a preparação do conteúdo, já que muito além da técnica, um bom texto de “Quem somos” requer a capacidade do profissional traduzir em palavras a essência de uma empresa.

Isso exige a capacidade de observar e ler nas entrelinhas os aspectos que não são mencionados durante a reunião, além de um bom entendimento sobre a cultura organizacional daquele negócio.


#Apresentação do texto ao cliente

O próximo passo é apresentar a primeira versão do texto ao cliente para que ele possa validá-lo e solicitar eventuais ajustes se sentir necessidade.


#Revisão do texto

Com a nova versão pronta, o texto passa para as mãos de um revisor profissional, que corrige possíveis erros ortográficos e gramaticais. Assim, seu texto estará pronto para ser publicado e utilizado nos materiais institucionais da empresa.


Conclusão

Neste artigo, você viu que:

  • Escrever um texto “Quem somos” customizado para os materiais institucionais de uma empresa é uma maneira eficiente de fazer sua mensagem chegar ao público;

  • Um texto bem estruturado possibilita divulgar a essência da organização, de forma nítida e concisa;

  • Contar com esse tipo de texto em sites, folders, apresentações e redes sociais ajuda a diferenciar a empresa da concorrência;

  • Buscar um texto pronto pode não ser a melhor alternativa;

  • Um texto “Quem somos”, geralmente, responde a seis perguntas principais: “Quem somos?”, “O que fazemos?”, “Quando começamos?”, “Onde estamos atualmente?”, “Como desenvolvemos nossas tarefas?” e “Por que realizamos nossa atividade?”;

  • Depois de escrever esse tipo de conteúdo, é importante deixar o texto “descansar” e esperar um ou dois dias para depois o reler com a mente descansada;

  • É muito importante mostrar o texto para outras pessoas lerem e darem um feedback;

  • Fazer uma revisão de gramática e ortografia no texto é fundamental. Afinal, erros ortográficos e gramaticais podem prejudicar a imagem e a credibilidade de uma organização;

  • Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos uma agência com expertise em apoiar as empresas a criarem o seu texto;

  • Na primeira etapa do nosso processo, uma profissional da Zéfini! Conteúdos se reúne com pessoas estratégicas da empresa para colher o briefing com todas as informações importantes para o texto;

  • A etapa seguinte é desenvolver o texto em si;

  • O próximo passo é apresentar a primeira versão do texto ao cliente;

  • Com a última versão pronta, o texto passa para as mãos de um revisor profissional, que corrige possíveis erros ortográficos e gramaticais.

Se você gostou deste conteúdo e precisa do nosso apoio para criar seu texto “Quem somos”, entre em contato conosco pelo WhatsApp.


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