Escrever um texto “Quem somos” customizado para os materiais institucionais de uma empresa, é uma maneira eficiente de fazer sua mensagem chegar ao público, aumentando sua relevância e engajamento.
Além disso, um texto “Quem somos” bem estruturado possibilita divulgar a essência da organização, de forma clara e concisa, garantindo que a identidade da marca permaneça consistente.
Em um mercado competitivo, contar com esse tipo de texto em sites, folders, apresentações e redes sociais ajuda a diferenciar a empresa da concorrência, atraindo e retendo a confiança de seu público.
Porém, vale ressaltar que buscar um texto “Quem somos” pronto pode não ser a melhor alternativa. Isso porque cada empresa tem suas próprias particularidades e pontos fortes.
Você pode até se inspirar no conteúdo de uma grande corporação, do mesmo segmento de sua empresa, mas convém levar em consideração a história e as características do seu negócio.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar como escrever um texto “Quem somos” impactante e encantador. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso conteúdo por tópicos. São eles:
Boa leitura!
Agora que você já viu a importância de um texto “Quem somos” bem elaborado, vamos compartilhar algumas dicas para você preparar esse tipo de conteúdo para sua empresa. Confira:
Um texto “Quem somos”, geralmente, responde a seis perguntas principais. São elas:
Responder a esses seis questionamentos em um texto “Quem somos”, permite proporcionar uma visão completa da empresa. Ou seja, ao oferecer essas respostas, a organização é capaz de construir uma narrativa coerente, que fortalece sua imagem, facilitando o engajamento de seu público-alvo.
Muitas vezes, quando ficamos muitas horas debruçados sobre um conteúdo, nossa mente fica cansada e perdemos os parâmetros sobre a qualidade do texto.
Por esse motivo, é importante deixar o texto “Quem somos” “descansar” e esperar um ou dois dias para depois o reler com a mente descansada.
Afinal, é nessa releitura que será possível fazer melhorias no conteúdo, além de identificar erros de português e vícios de linguagem, como repetição de palavras.
O próximo passo, é mostrar o texto “Quem somos” para outras pessoas lerem e darem um feedback. Assim, você será capaz de saber se o seu texto é compreensível para diferentes públicos e se existem aspectos confusos ou informações faltantes, que prejudicam essa compreensão.
Além disso, diferentes leitores podem fornecer ideias sobre como o seu texto será interpretado, ajudando a ajustar a linguagem e o estilo para aumentar seu impacto.
Fazer uma revisão de gramática e ortografia no texto é fundamental. Afinal, erros ortográficos e gramaticais podem prejudicar a imagem e a credibilidade de uma empresa.
Por outro lado, um texto escrito de acordo com as normas da língua portuguesa mostra atenção aos detalhes e traz um impacto positivo para a percepção de qualidade que os consumidores têm de uma marca.
Além disso, um texto livre de erros tende a ser mais claro e compreensível, assegurando que a mensagem seja entregue de forma clara e eficaz, enquanto os erros gramaticais podem confundir os leitores e desviar seu foco, deixando de envolvê-los.
Sabemos que a escrita de um texto “Quem somos” parece um exercício simples, mas pode se revelar bastante complexo, e quando estamos falando de nosso próprio negócio pode ser ainda mais desafiador.
Isso porque estamos mergulhados no universo da nossa empresa, sem a possibilidade de ter um olhar distanciado para conseguir abordá-la com clareza.
Mas fique tranquilo, nós, da Zéfini! Conteúdos, somos uma agência com expertise em apoiar as empresas a criarem o seu texto “Quem somos”, e podemos ajudá-lo.
Agora, vamos explicar como nós, da Zéfini! Conteúdos, preparamos o texto “Quem somos” dos nossos clientes. Acompanhe:
Na primeira etapa do nosso processo, uma profissional da Zéfini! Conteúdos se reúne com pessoas estratégicas da empresa para colher o briefing com todas as informações importantes para o texto.
Com isso, conseguimos preparar um conteúdo capaz de apresentar a organização de forma clara e precisa e que ao mesmo tempo conecte o público-alvo, demonstrando a verdadeira essência daquele negócio.
Outro passo essencial nesse processo é a produção do texto propriamente dito, que aqui na Zéfini! envolve o trabalho de dois redatores profissionais: o primeiro, é responsável pela preparação do material, e o segundo o avalia, propondo melhorias.
Os textos são desenvolvidos com base nos insumos colhidos na reunião com o cliente, analisando materiais da concorrência, entre outras pesquisas.
Aqui, vale destacar a importância da sensibilidade dos redatores para a preparação do conteúdo, já que muito além da técnica, um bom texto de “Quem somos” requer a capacidade do profissional traduzir em palavras a essência de uma empresa.
Isso exige a capacidade de observar e ler nas entrelinhas os aspectos que não são mencionados durante a reunião, além de um bom entendimento sobre a cultura organizacional daquele negócio.
O próximo passo é apresentar a primeira versão do texto ao cliente para que ele possa validá-lo e solicitar eventuais ajustes se sentir necessidade.
Com a nova versão pronta, o texto passa para as mãos de um revisor profissional, que corrige possíveis erros ortográficos e gramaticais. Assim, seu texto estará pronto para ser publicado e utilizado nos materiais institucionais da empresa.
Neste artigo, você viu que:
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