Aparecer entre os primeiros lugares nas páginas de respostas dos mecanismos de pesquisa, como o Google, é uma estratégia determinante para o sucesso da sua empresa. Afinal, isso irá destacá-la entre a concorrência e estimular seu público a consumir seus produtos e/ou serviços.
Porém, para alcançar as primeiras posições nos buscadores, saiba que realizar o processo de otimização do seu site para as ferramentas de busca é essencial.
Na prática, a otimização envolve técnicas de SEO, e uma das estratégias mais importantes nesse sentido é a utilização de textos otimizados para site.
Pensando nisso, preparamos este artigo com o objetivo de tirar suas dúvidas sobre SEO e, especialmente, sobre como tornar os textos do seu site otimizados para o Google e demais buscadores da internet. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso texto por tópicos. Aqui, você verá:
Boa leitura!
Search Engine Optimization (SEO) pode ser traduzido como o conjunto de técnicas utilizadas para colocar uma página da internet nos primeiros lugares nos mecanismos de busca.
É muito comum que se pense em palavras-chave quando o assunto é SEO, mas o tema é mais abrangente e envolve fatores como velocidade de carregamento do site e responsividade, levando sempre em consideração a experiência do leitor.
Desse modo, é de suma importância que o site seja responsivo em dispositivos móveis e apresente carregamento rápido e conteúdo relevante.
Na prática, essa estratégia se baseia em quatro pilares:
Agora que você já sabe quais são os principais pilares do SEO, vamos mostrar como otimizar os textos do seu site:
Em primeiro lugar, na hora de escrever os textos para a homepage e para as páginas internas do seu site, é preciso levar em consideração os termos que são importantes para sua empresa e pesquisados por seu público nos buscadores.
Assim, todas as páginas devem contar com uma palavra-chave específica, que pode ser identificada por meio de ferramentas como o Google Keyword Planner.
Conforme orientação dos especialistas em SEO, a densidade ideal da palavra-chave em um texto para site ou blog é de 1%, mas ela pode aparecer em até 4% do texto. Aqui, na Zéfini! Conteúdos, nós a utilizamos em até 2% do texto, para que o termo não apareça de modo excessivo, impactando negativamente na experiência do leitor.
Desenvolva títulos atrativos, utilizando a palavra-chave, mas lembre-se: é importante que eles sejam curtos e cativantes.
Sobre o conteúdo, é essencial fornecer informações úteis e relevantes, ir direto ao ponto e utilizar frases curtas para facilitar a leitura.
Também recomendamos que você produza textos com um determinado volume, uma vez que textos curtos apresentam menos chances de serem ranqueados.
Certifique-se que os seus textos sejam responsivos e amigáveis para dispositivos móveis, afinal, grande parte dos leitores acessa a internet por meio de celulares e tablets.
Além disso, é indispensável proporcionar uma navegação intuitiva aos usuários e contar com um menu organizado, imagens nomeadas corretamente e URLs limpas e otimizadas.
Utilize imagens, vídeos ou gráficos relevantes, mas não se esqueça de otimizar o tamanho dos arquivos para assegurar um carregamento rápido.
Muitas pessoas optam por desenvolver textos institucionais mais básicos para o site e concentrar as estratégias de SEO, que trabalham as palavras-chave de forma estratégica, nos blogs. Por esse motivo, no próximo tópico, vamos explicar como produzir textos otimizados para blog.
Criar um blog e postar conteúdo de qualidade e com constância é uma das maneiras de colocar seu site nas primeiras páginas de pesquisa dos buscadores. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você fazer isso. Confira:
Em primeiro lugar, você deve escolher uma palavra-chave pela qual deseja chamar a atenção para a sua página. Nesse sentido, será necessário fazer uma pesquisa sobre os termos mais utilizados pelos usuários nos buscadores.
Existem algumas ferramentas que podem ajudar nessa missão. Uma delas é o Ubbersugest, que possui uma versão paga e uma gratuita, mas com a free já é possível ter bons insights. Ou, você pode ainda optar pelo SemRush, um recurso pago e bastante completo.
Além disso, você pode fazer essa pesquisa utilizando o Google Search Console e o Planejador de Palavras-Chave do Google Ads, que são gratuitos, ou até mesmo pelo ChatGPT.
A relevância do seu conteúdo é um dos aspectos mais determinantes para que sua página seja bem-posicionada no Google. Por isso, é imprescindível que você se dedique a criar um conteúdo de qualidade e com boa formatação.
Dessa forma, recomendamos que você faça pesquisas aprofundadas sobre o tema a ser explorado, trazendo dados relevantes.
Uma alternativa, nesse sentido, é efetuar entrevistas com especialistas no assunto escolhido. Essa estratégia tende a ser muito eficaz, já que o Google tem valorizado conteúdos produzidos e assinados por especialistas, que considera mais confiáveis e costuma destacar nas primeiras posições.
Depois de preparar o conteúdo, é hora de otimizá-lo para ferramentas de busca. Para isso, você deve:
Conteúdos que, além de textos, apresentem fotos ou vídeos têm mais chances de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores. Porém, não basta inseri-los, é preciso também otimizá-los.
Assim, os vídeos e fotos devem ser nomeados utilizando as palavras-chave, que ainda deve aparecer na tag alt da imagem.
Inserir links internos e externos também é fundamental para sua estratégia de SEO. Afinal, esses links possibilitam que o leitor se aprofunde no tema abordado em seu artigo e, como já mencionamos, o Google leva em consideração fatores que melhoram a experiência do usuário na hora de posicionar uma página.
Porém, é necessário planejar esses links, levando em consideração a qualidade dos textos e destinos que você aponta.
Na prática, é recomendado criar links internos e externos para páginas associadas ao tema abordado no texto. Além disso, no caso dos links externos, convém criá-los apenas para páginas de elevada autoridade de domínio e nas redes sociais.
Outro aspecto a ser considerado é que é possível programar os links, para que, ao clicar neles, as páginas abram em outra aba, sem fechar a aba inicial do blog. Assim, o leitor não precisa sair da página em que estiver.
Quem usa o WordPress para criar as páginas do seu site ou blog, conta com um recurso que facilita esse trabalho, o plugin Yoast SEO. Sua função é avaliar as páginas criadas e apontar melhorias nos textos, o que impacta diretamente na experiência do seu leitor.
Na prática, as divisões das observações funcionam assim: os problemas do texto são ressaltados em um ícone vermelho, enquanto seus pontos fortes são destacados em verde.
Além disso, o Yoast também aponta em quais partes do texto essas informações foram identificadas. Veja a seguir algumas orientações para otimizar seus textos de acordo com os requisitos da ferramenta:
Nós, da Zéfini! Conteúdos, temos a missão de construir pontes por meio das palavras, conectando nossos clientes ao seu público por meio de artigos para blogs, legendas para redes sociais, roteiros institucionais e textos otimizados para sites, entre outras modalidades de comunicação.
Se você deseja ser encontrado por sua audiência e divulgar seus produtos e serviços por meio de textos relevantes e envolventes, entre em contato conosco, clicando aqui. Somos especialistas em trabalhos como esse.
Neste artigo, mostramos como otimizar textos para que suas páginas sejam encontradas pelos mecanismos de busca. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com alguém que se interesse pelo tema.
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