Se você tem uma empresa e não investiu em um site, está perdendo dinheiro. Isso porque um site representa um cartão de visitas para qualquer organização no mundo virtual e tem o poder de transmitir credibilidade e autoridade para sua marca.
Além disso, trata-se de um importante canal de comunicação, que permite estreitar o relacionamento com seu público-alvo, fornecedores e parceiros comerciais e, pode ser encontrado por meio de buscadores como o Google.
Hoje, muitas pessoas fazem suas compras pela internet e mesmo aquelas que finalizam o processo em lojas físicas, passam pelos sites antes de chegar à decisão de compra.
Para se ter uma noção, uma pesquisa divulgada no site Ecommerce Brasil, mostrou que 93% dos brasileiros pesquisam no Google antes de comprar. Outro levantamento aponta que 46% das pesquisas diárias no buscador são para obter produtos ou serviços.
Cientes disso, muitas empresas buscam por textos prontos para sites. Mas será que essa é sua melhor alternativa? Neste artigo, vamos responder a essa pergunta e trazer inúmeras outras informações importantes sobre o tema.
Para tornar sua leitura mais dinâmica, dividimos nosso texto por tópicos. São eles:
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É muito comum que as empresas busquem por textos prontos para sites, especialmente quando sentem a necessidade de agilizar o processo de lançamento da página.
Porém, cada marca tem sua história e produtos e serviços específicos, que devem ser devidamente explorados nas páginas do seu site. Sendo assim, é praticamente impossível encontrar textos prontos para sites que se adequem perfeitamente às demandas de uma organização.
Na prática, muitas pessoas buscam essa alternativa, pois escrever pode até parecer fácil, mas é uma tarefa complexa. Para alcançar o resultado desejado, é indispensável dominar a língua portuguesa, além de técnicas de comunicação e marketing, que transmitam a essência da marca, gerando conexão com o público-alvo.
Outro problema é a dificuldade que os empreendedores encontram em descrever o próprio negócio, já que, sem o distanciamento necessário, podem acabar sendo excessivamente técnicos sem perceber, impactando na maneira como os potenciais clientes recebem sua mensagem.
Diante dessa complexidade e da baixa probabilidade de encontrar textos prontos para sites que realmente traduzam a essência de uma empresa, nós, da Zéfini! Conteúdos desenvolvemos o serviço de criação de conteúdo para site.
Trata-se de um serviço personalizado, com uma relação custo-benefício justa, em que promovemos a essência e os valores da sua empresa, exploramos suas soluções e dores que elas resolvem, conquistando autoridade para o seu negócio.
Se você deseja se aventurar e escrever o texto do próprio site, confira a seguir os menus que não podem faltar:
Agora, vamos explicar mais detalhadamente como construir cada uma dessas abas:
A Home é a página com maior destaque dentro do seu site e exige um cuidado especial, uma vez que, normalmente, é o primeiro contato com o seu potencial cliente.
Esse espaço geralmente é composto por frases de impacto, descrições enxutas do que sua empresa faz e como ela pode ajudar o consumidor, além de call to action.
Caso você mesmo prepare textos para o seu site, nossa recomendação é que não abuse de detalhes e termos excessivamente técnicos na home. Seja objetivo e priorize as informações indispensáveis.
Essa página também pode ser chamada de “Nossa História” ou “Sobre a empresa” e mostra um pouco mais sobre a trajetória da organização, bem como missão, visão e valores do negócio.
Nesse caso, aconselhamos que você compartilhe com os visitantes a história de sua marca de modo a atraí-los por meio de uma abordagem humanizada.
Isso quer dizer que o ideal é substituir informações distribuídas em tópicos frios por um texto mais acolhedor, que permita uma maior conexão com o público.
E mais: essa aba deve ser atualizada sempre que surgirem informações novas sobre sua empresa, relacionadas a conquistas, premiações e outros dados que você julgar relevante.
Construir essa página de maneira estratégica e cuidadosa é fundamental, pois ela influencia diretamente na decisão de compra do seu lead.
Sendo assim, é importante inserir todas as vantagens dos seus produtos e serviços detalhadamente e de modo organizado. Além disso, você deve utilizar uma linguagem acessível, fugindo de termos excessivamente técnicos, exceto se o seu público-alvo for composto por especialistas.
Mostrar clientes de renome que optaram por seus serviços e produtos ou cases de sucesso realizados por sua empresa é uma importante estratégia de marketing.
Isso porque a prova social está entre os principais gatilhos mentais utilizados para vendas, na medida em que atesta a qualidade do seu trabalho.
Para ser encontrado facilmente em buscadores como o Google, é necessário criar um blog e dedicar um tempo à produção de notícias ou artigos relacionados aos interesses de seu público-alvo.
Porém, para atingir uma boa performance, você precisa necessariamente estudar técnicas de SEO e alimentar seu blog periodicamente.
A aba Contato deve trazer todas as informações que um potencial cliente precisa obter para entrar em contato com sua empresa. Ela pode conter os seguintes itens:
Também é possível inserir a localização da empresa no Google Maps na página de contatos. Desta forma seus clientes encontrarão a sede ou filial do seu estabelecimento com mais facilidade.
Outra dica é incluir o formulário de contato nas páginas de serviços e produtos de seu site, para facilitar o contato dos usuários com sua empresa.
Agora que você já sabe quais abas seu site deve apresentar, vamos abordar alguns aspectos que devem ser considerados para escrever um bom texto para sites.
Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que deve conquistar o visitante da sua página nos primeiros segundos, antes que ele desista de navegar em seu site e prefira a concorrência.
Para isso, seu texto deve ser mais acessível do que aqueles encontrados na mídia impressa, em que a tendência é ler detalhadamente cada informação. Isso porque nossa interação com a tela do computador funciona de um modo diferente: precisamos visualizar a área toda antes de nos concentrarmos em cada palavra.
Também é essencial estabelecer qual o objetivo dos textos antes de redigi-los e quem é seu público-alvo, além dos diferenciais de sua empresa.
Somado a isso, desenvolva um tom de voz envolvente e coerente com a sua marca, dando preferência a voz ativa e se dirigindo ao seu interlocutor sempre que possível, sem deixar de analisar a concorrência.
Por fim, você deve revisar e atualizar seu texto sempre que necessário, utilizando as métricas estabelecidas para monitorar e otimizar seus resultados.
Nós, da Zéfini! Conteúdos, somos uma agência especializada em produção de textos para sites, que tem como missão utilizar as palavras para construir pontes, conectando empresas ao seu público-alvo.
Com mais de 10 anos de atuação, atendemos clientes dos mais diversos portes e segmentos, desenvolvendo uma comunicação eficiente, que possibilita às marcas utilizar o conteúdo como uma eficiente estratégia de negócios.
Neste artigo, mostramos que:
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